Caiubim

Arbusto ou árvore encontrado em todo o Brasil e recomendado para recobrir rapidamente uma área desmatada no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. É usado em projetos de restauração ecológica, inclusive de voçorocas, por suportar encharcamento e inundação. O caiubim se recupera após queimadas e também prospera em pastos degradados e sub-bosques de eucalipto.

A espécie também é indicada para a produção de mel. Ela é polinizada por abelhas sem ferrão e tem seus frutos dispersos por aves e macacos.

Outros nomes populares:

caiumbim, guaçatonga, caferana, saritan, marinheiro, marinheiro-bravo, são-gonçalo, são-gonçalinho, cabatão, café-bravo, café-do-mato, cafezeiro-do-mato, café-de-bugre, cafeeiro, café-bravo, café-do-diabo, cafezeiro-brabo, cafezeiro-do-mato, tiú, língua-de-tiú, erva-de-tiú, pau-de-lagarto, pau-lagarto, erva-de-lagarto, chá-de-frade, chá-de-bugre, erva-de-bugre, espeto, guaçatonga, vaçatunga, carniceiro, ramo-de-carne, baga-de-pomba, erva-de-macuco, arco-de-pipa, carvalhinho, erva-de-pontada, varre-forno, breu-de-tucano, canela-de-veado, erva-de-macuco, fruta-de-pomba, lagarteira, lagarteiro, mata-gado, camarão

Nome científico:

Casearia sylvestris

Usos:

, , , , , , , , , ,

Espécies aparentadas:

guaçantuba-grande (Casearia rupestris)

Saiba mais

Sobre a espécie

Seu papel na restauração

Como plantar

Imagens