Coloral-do-mato

Espécie empregada em restauração ecológica na Amazônia e apicultura. Como o urucum, é utilizado na produção de tinturas.

Caferana

Espécie pioneira utilizada em recomposição de áreas degradadas na Amazônia e na Mata Atlântica.

Sistemas Agroflorestais de Referência

Iniciativa liderada pela Embrapa Florestas de fomento de SAF para combate à fome e as mudanças climáticas. A partir destas interações e o conhecimento técnico-científico da Embrapa, o projeto visa à construção conjunta de sistemas produtivos de referência, com foco na produção de alimentos com qualidade nutricional e na conservação ambiental. Embrapa, abril de 2024 […]

Rede de Sementes do Tapajós

O Ideflor-Bio, agência ambiental do Governo do Pará, está fomentando a implantação de uma rede de coletores de sementes na Bacia do Tapajós, com apoio da Conservação Internacional e do Instituto de Pesquisa da Amazônia. Em abril de 2024 ele incluía três associações de coletores formadas majoritariamente por mulheres.

Ecoguardiões

Iniciativa de professores e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Deilton Dias da Silva, em Ourilândia do Norte/PA, de limpeza e restauração das margens do Córrego Boa Esperança. A iniciativa teve apoio da Prefeitura. O projeto participou da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas/ Restaura Natureza. 

Angelim-pedra

Espécie recomendada para projetos de restauração na Amazônia.

Acapú

Espécie recomendada para projetos de restauração na Amazônia. Bastante ameaçada, sobretudo pela extração madeireira, ela é um dos alvos do Plano de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Xingu (PAT Xingu).

Pau-pretinho

Espécie recomendada para projetos de restauração na Amazônia.

Caminhos do Rio

Programa que visa fomentar o desenvolvimento sustentável de base comunitária no norte do Mato Grosso, ampliar o habitat de quatro espécies de macacos ameaçados e fomentar o turismo de observação de fauna num assentamento. Ele também prevê a criação de um pequeno corredor no Assentamento Gleba Mendes, em Sinop, via mutirão e semeadura direta. Ele […]

RAIN Reforest

Regenerative Agroforestry Impact Network é uma organização baseada na Inglaterra que desenvolve projetos de restauração ecológica em parceria com comunidades tradicionais e indígenas em vários biomas brasileiros. Estes são alguns dos seus projetos: