Coloral-do-mato

Espécie empregada em restauração ecológica na Amazônia e apicultura. Como o urucum, é utilizado na produção de tinturas.

Tarumã

Espécie ornamental e frutífera, recomendada para projetos de restauração na Mata Atlântica, sobretudo em solos úmidos ou encharcados.

Para-tudo

Árvore ou arbusto com uma casca espessa e grande resistência ao fogo. Suas flores são polinizadas por abelhas. A espécie é recomendada para projetos de restauração do Cerrado.

Angelim

Espécie ornamental recomendada para a arborização urbana e a restauração ecológica na Amazônia. Ela produz flores melíferas e seus frutos são consumidos por morcegos e outras espécies da fauna.

Pau-de-formiga

Arbusto ornamental recomendado para a restauração ecológica no Cerrado e na Amazônia. Ele atrai aves, morcegos e abelhas.

Embiruçu-branco

Espécie pioneira, utilizada na recomposição de áreas degradadas na Amazônia e na Mata Atlântica, paisagismo e criação de abelhas.

Murici-da-mata

Espécie recomendada para a recomposição de áreas degradadas na Amazônia e arborização de locais abertos, como praças, avenidas ou pastagens. Ela é atraente para a fauna, inclusive abelhas. Seus frutos podem ser consumidos in natura.

Pau-de-arara

Árvore ornamental e medicinal comum no Cerrado. Resistente ao fogo, ela rebrota após queimada ou corte. A espécie atrai abelhas, borboletas, mariposas e beija-flores.

Violeta

Espécie recomendada para a restauração ecológica e arborização urbana na Caatinga e na Mata Atlântica. Suas flores são polinizadas por abelhas e outros insetos.

Ipê-caraíba

Espécie ornamental e medicinal. Declarada “Flor Nacional” , ela atrai beija-flores e abelhas. É recomendada para a arborização urbana e a restauração do Cerrado e do Pantanal.