Auren Energia

A empresa do setor eólico estabeleceu a meta de restaurar mil hectares de Mata Atlântica e criar corredores ecológicos e/ou unidades de conservação em mil hectares na Caatinga até 2030. Viva Caatinga Projeto que visa restaurar áreas particulares degradadas na sua área de atuação, em Pernambuco e no Piauí. Foi aberto um edital para seleção […]

Búzios

A Prefeitura do município fluminense começou a restaurar a restinga da Praia da Tartaruga com plantio de mudas nativas da região em abril de 2024.

Pró-mar

Entidade dedicada à educação ambiental e à proteção oceânica desde 1999. Em 2024 ela está promovendo a restauração de 1,5 km2 de recifes de corais. Ela estabeleceu 1.600 sementeiras em Itaparica, onde também conduz ações de educação ambiental e limpeza submarina.

Carbono 14

Empresa dedicada à gestão, controle e monitoramento de ecossistemas costeiros. Ela desenvolve, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBa), capacitação de jovens e marisqueiras para que promovam a restauração de recifes de corais. A ação tem como principal objetivo recuperar estoques pesqueiros que sustentam as populações locais, aumentando também a resiliência do ecossistema. O […]

Viveiro Primaflora

Empresa dedicada à produção de mudas de espécies da Mata Atlântica, com foco em parcerias com comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Mutirão das Árvores

Iniciativa de plantio de árvores nativas em mutirão, lançada em 2022 pela Fundação Pitágoras, ligada ao grupo Cogna Educação. Na sua fase inicial ela tem foco em alunos de escolas públicas e privadas, e tem parceiros locais e estaduais. Seu objetivo, bastante ambicioso, é chegar a 1 bilhão de mudas plantadas até 2033, com o […]

RAIN Reforest

Regenerative Agroforestry Impact Network é uma organização baseada na Inglaterra que desenvolve projetos de restauração ecológica em parceria com comunidades tradicionais e indígenas em vários biomas brasileiros. Estes são alguns dos seus projetos:

Taquarussu

O município sul-mato-grossense mantém um viveiro para produção de mudas nativas há quase duas décadas. Ele foi construído sobre área onde havia um antigo lixão. A unidade distribui mudas para produtores rurais e a população em geral.

São Lourenço do Oeste

A Prefeitura do município catarinense mantém um viveiro municipal. Embora produza sobretudo espécies exóticas, também tem uma produção de nativas.

Jandaia do Sul

A Prefeitura do município paranaense promoveu em março de 2024 um plantio de mudas nativas em substituição a eucaliptos, espécie exótica, em área de nascentes em uma propriedade rural. A iniciativa teve apoio do Instituto Água e Terra, da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).