Figueira-branca

Espécie de copa bastante frondosa, recomendada para a restauração da Mata Atlântica e do Cerrado.

Tarumã

Espécie ornamental e frutífera, recomendada para projetos de restauração na Mata Atlântica, sobretudo em solos úmidos ou encharcados.

Cacauí

Espécie recomendada para restauração ecológica na Amazônia. Ela atrai fauna e produz frutos e flores que podem ser consumidos ao natural.

Camu-camu

Espécie amazônica arbustiva cujo fruto tem alto teor de vitamina C. Seu fruto atrai a fauna e é usado como isca de pesca. É recomendada para a proteção do solo, para a restauração ecológica e sistemas agroflorestais. Também é recomendada pela Embrapa para projetos de produção de mel.

lngá-mari-mari

Espécie pioneira e muito ornamental. Ela é empregada em restauração, paisagismo e melhoria da fertilidade do solo. Seus frutos são consumidos ao natural e atraem a fauna.

Fedegoso-do-cerrado

Senna rugosa – arbusto comum no Cerrado (Cerrado Típico e Cerradão) e na Caatinga. É polinizado por abelhas e atrai pássaros, que se alimentam com os seus frutos. A espécie cresce mesmo após queimada e corte, ou em pastagens abandonadas. Senna velutina – arbusto comum no Cerrado Típico.

Angelim

Espécie ornamental recomendada para a arborização urbana e a restauração ecológica na Amazônia. Ela produz flores melíferas e seus frutos são consumidos por morcegos e outras espécies da fauna.

Murici-pitanga

Espécie recomendada para projetos de restauração tanto no Cerrado quanto na Amazônia.

Pau-de-formiga

Arbusto ornamental recomendado para a restauração ecológica no Cerrado e na Amazônia. Ele atrai aves, morcegos e abelhas.

Guapeva

Espécie florestal pioneira e presente em vários biomas, mas incluida na Lista Vermelha da Flora do Brasil como sendo vulnerável. Ela é recomendada para projetos de restauração por crescer rapidamente. Além disso, suas frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes.