Figueira-branca

Espécie de copa bastante frondosa, recomendada para a restauração da Mata Atlântica e do Cerrado.

Tarumã

Espécie ornamental e frutífera, recomendada para projetos de restauração na Mata Atlântica, sobretudo em solos úmidos ou encharcados.

Murici

Espécie de árvore pequena, recomendada para projetos de restauração ecológica no Cerrado e arborização urbana.

Para-tudo

Árvore ou arbusto com uma casca espessa e grande resistência ao fogo. Suas flores são polinizadas por abelhas. A espécie é recomendada para projetos de restauração do Cerrado.

Angelim

Espécie ornamental recomendada para a arborização urbana e a restauração ecológica na Amazônia. Ela produz flores melíferas e seus frutos são consumidos por morcegos e outras espécies da fauna.

Guapeva

Espécie florestal pioneira e presente em vários biomas, mas incluida na Lista Vermelha da Flora do Brasil como sendo vulnerável. Ela é recomendada para projetos de restauração por crescer rapidamente. Além disso, suas frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes.

Castanha-do-brasil

A castanheira, uma das espécies mais exploradas pelas comunidades extrativistas da Amazônia, é bastante recomendada para a recuperação de solos degradados. A árvore, que pode atingir 50 metros de altura, é capaz de produzir frutos por mais de 40 anos. A castanha é utilizada para fins culinários, medicinais e cosméticos. A espécie também é importante […]

Cumaru

Espécie pioneira, utilizada na recuperação de áreas degradadas e para melhorar a fertilidade do sol. Seus frutos atraem a fauna e sua amêndoa é comestível. O óleo extraído tem uso alimentício, medicinal no tratamento de reumatismo, e pode ser utilizado como aromatizante. É recomendada para projetos de restauração na Amazônia.

Quina-quina

Espécie florestal empregada na recomposição de áreas degradadas na Amazônia. O chá feito com a sua casca é utilizado como diurético, anti-inflamatório, anti-febril e contra a malária.

Patauá

Espécie atraente para a fauna e com propriedades medicinais. Seus frutos e palmeira são utilizados na produção de vinho, óleo e palmito, enquanto a palha é usada na cobertura de casas e fabricação de cordas e artesanato. Além disso, os seus cachos são torrados e usados como suplemento na alimentação do gado. Ela é recomendada […]