Tarumã

Espécie ornamental e frutífera, recomendada para projetos de restauração na Mata Atlântica, sobretudo em solos úmidos ou encharcados.

Canelinha

Espécie ornamental recomendada para a restauração do Cerrado e da Mata Atlântica.

Tamanqueiro

Arbusto ou árvore com alto potencial de regeneração natural por sementes, recomendado para a restauração do Cerrado. Sua regeneração é vigorosa em áreas de pasto abandonado e recém-abertas.

Taiúva

Espécie com múltiplos atrativos, recomendada para o paisagismo e a restauração ecológica do Pantanal e do Cerrado, inclusive Mata Ciliar, represas e áreas com solo permanentemente encharcado. Da madeira, extraí-se corantes e pigmentos. É o famoso pau-de-cores, outrora procurado pelos corsários franceses, que visitavam o litoral cearense no século 17 Espécies arbóreas brasileiras

Peroba-rosa

Árvore bastante longeva, que pode ultrapassar 1.200 anos. É recomendada para projetos de paisagismo e restauração ecológica do Cerrado, inclusive em matas ciliares sem inundação.

Chuva-de-ouro

Árvore frondosa e ornamental, utilizada em paisagismo, arborização urbana e restauração do Cerrado.

Carne-de-vaca

Arbusto ou árvore polinizado por abelhas, mariposas e beija-flores. Comum no Cerrado e na Mata Atlântica, ela rebrota com vigor após corte e queimada. Também regenera em pastagens com braquiária e solos pobres.

Embaúba

Árvore pioneira, capaz de regenerar bem após queimadas, alagamentos temporários e desmatamento. Seus frutos são comestíveis e atraem aves, macacos e morcegos. As suas folhas e a casca têm propriedades medicinais. A espécie é recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Dedaleiro

Árvore ornamental recomendada para a recuperação de áreas degradadas no Cerrado e na Mata Atlântica. Por ter porte pequeno e raízes não agressivas, é usada na arborização urbana.

Jaracatiá

Espécie encontrada em vários biomas brasileiros e que produz uma grande quantidade de um fruto comestível, de sabor aparentado ao do mamão. Ele atrai a fauna e é recomendado para projetos de restauração.