Tamanqueiro

Arbusto ou árvore com alto potencial de regeneração natural por sementes, recomendado para a restauração do Cerrado. Sua regeneração é vigorosa em áreas de pasto abandonado e recém-abertas.

Murici-pequeno

Espécie frutífera recomendada para projetos de restauração do cerrado e jardins residenciais.

Gomeira

Árvore típica do Cerrado e que excreta uma substância adesiva conhecida como “goma arábica de Lagoa Santa”. É recomendada para projetos de paisagismo e restauração do bioma.

Quaresmeira-do-cerrado

Espécie ornamental recomendada para restauração do Cerrado.

Laranjinha-do-campo

Espécie de árvore ou arbusto frequente no Cerrado e resistente ao fogo. É utilizada em arborização urbana e regeneração de áreas degradadas. Suas folhas têm propriedades medicinais. Ela atrai abelhas e a fauna em geral.

Vassoura-de-bruxa

Espécie indicada para paisagismo e restauração do Cerrado.

Bolsa-de-pastor

Arbusto ou árvore frequente no Cerrado, que costuma rebrotar após corte ou fogo. Ele é polinizado por beija-flores.

Pau-terrinha

Arbusto ou árvore frequente no Cerrado, resistente ao fogo. Suas flores são polinizadas por abelhas. É recomendada para projetos de restauração do Cerrado e do Pantanal.

Cajuzinho

Arbusto polinizado por abelhas e outros insetos. Seus frutos são dispersados pela raposa-do-campo e o lobo-guará. Ele rebrota bem após o fogo ou corte.

Embaúba

Árvore pioneira, capaz de regenerar bem após queimadas, alagamentos temporários e desmatamento. Seus frutos são comestíveis e atraem aves, macacos e morcegos. As suas folhas e a casca têm propriedades medicinais. A espécie é recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.