Figueira-branca

Espécie de copa bastante frondosa, recomendada para a restauração da Mata Atlântica e do Cerrado. “Considerada a mãe de todas. A figueira tem um caráter sagrado, com muitas histórias em diversas culturas. Mas é uma árvore para quem tem realmente muito espaço, porque ela fica gigantesca. As figueiras nativas da Mata Atlântica são lindas, com raízes […]

Guamirim

Espécie recomendada para paisagismo e restauração ecológica do Cerrado, do Pantanal e da Amazônia.

Pessegueiro-bravo

Espécie rara, recomendada para a restauração de Mata Atlântica e Cerrado.

Pau-de-formiga

Arbusto ornamental recomendado para a restauração ecológica no Cerrado e na Amazônia. Ele atrai aves, morcegos e abelhas.

Guapeva

Espécie florestal pioneira e presente em vários biomas, mas incluida na Lista Vermelha da Flora do Brasil como sendo vulnerável. Ela é recomendada para projetos de restauração por crescer rapidamente. Além disso, suas frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes.

Ingá-feijão

Espécie recomendada para projetos de restauração ecológica da Mata Atlântica e do Cerrado. Seus frutos são muito apreciados por pássaros, sobretudo periquitos e papagaios.

Buriti

Palmeira de ocorrência em áreas permanentemente alagadas. Todas as suas partes são aproveitáveis: o palmito comestível, a polpa e o óleo usados para fins cosméticos ou na alimentação. A palha é usada para produzir esteiras, cordas e chapéus. A espécie também atrai a fauna.

Jatobá-miúdo

Espécie recomendada para a arborização urbana e a restauração ecológica do Cerrado. Suas flores atraem beija-flores, abelhas e outros insetos. Suas sementes alimentam coleópteros e vários mamíferos, inclusive a cutia, o porco-do-mato e a anta.

Siputá

Espécie frutífera recomendada para a restauração do Pantanal e do Cerrado. Fornece alimento para o pacu e outros peixes, além de bovinos.

Bacupari-gigante

Árvore ou arbusto ornamental e frutífero, recomendado para semeadura direta e projetos de restauração no Cerrado e na Mata Atlântica.