Arbusto ou árvore com alto potencial de regeneração natural por sementes, recomendado para a restauração do Cerrado. Sua regeneração é vigorosa em áreas de pasto abandonado e recém-abertas.
Fitofisionomia: Campo Sujo
Espécie pioneira de pequeno porte, polinizada por abelhas e atraente para a fauna. Ela prospera em áreas muito diversas, desde as mais secas até locais temporariamente alagados. Produz uma grande quantidade de sementes e regenera em áreas com erosão e em pastagens. É recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica e do Cerrado.
Espécie frutífera recomendada para projetos de restauração do cerrado e jardins residenciais.
Arbusto recomendado para projetos de restauração do Cerrado.
Árvore típica do Cerrado e que excreta uma substância adesiva conhecida como “goma arábica de Lagoa Santa”. É recomendada para projetos de paisagismo e restauração do bioma.
Arbusto que produz fruto comestível, recomendado para projetos de restauração no Cerrado.
Espécie típica do Cerrado, resistente ao fogo e recomendada tanto para restauração quanto para o paisagismo e a arborização urbana. Ela é polinizada por mariposas.
Espécie recomendada para semeadura direta e outros modelos de restauração ecológica do Cerrado.
Arbusto ou árvore de ampla ocorrência no Cerrado, recomendado para projetos de restauração do bioma.
Árvore ou arbusto muito comum em regeneração natural, inclusive em terrenos excessivamente secos. Suas flores são polinizadas por abelhas e as sementes são dispersadas por pássaros. É recomendada para projetos de restauração do Cerrado.