Pessegueiro-bravo

Espécie rara, recomendada para a restauração de Mata Atlântica, Cerrado e Pampa.

Buriti

Palmeira de ocorrência em áreas permanentemente alagadas. Todas as suas partes são aproveitáveis: o palmito comestível, a polpa e o óleo usados para fins cosméticos ou na alimentação. A palha é usada para produzir esteiras, cordas e chapéus. A espécie também atrai a fauna.

Almecegueira

Espécie frutífera recomendada para a arborização urbana e a restauração da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica.

Tamanqueiro

Arbusto ou árvore com alto potencial de regeneração natural por sementes, recomendado para a restauração do Cerrado. Sua regeneração é vigorosa em áreas de pasto abandonado e recém-abertas.

Taiúva

Espécie com múltiplos atrativos, recomendada para o paisagismo e a restauração ecológica do Pantanal e do Cerrado, inclusive Mata Ciliar, represas e áreas com solo permanentemente encharcado. Da madeira, extraí-se corantes e pigmentos. É o famoso pau-de-cores, outrora procurado pelos corsários franceses, que visitavam o litoral cearense no século 17 Espécies arbóreas brasileiras

Peroba-rosa

Árvore bastante longeva, que pode ultrapassar 1.200 anos. É recomendada para projetos de paisagismo e restauração ecológica do Cerrado, inclusive em matas ciliares sem inundação.

Chuva-de-ouro

Árvore frondosa e ornamental, utilizada em paisagismo, arborização urbana e restauração do Cerrado.

Peroba-guatambu

Espécie recomendada para o paisagismo, a arborização urbana e a restauração ecológica do Cerrado e da Mata Atlântica, inclusive de Mata Ciliar.

Roxinho

Louro-mole

Espécie recomendada para a restauração ecológica da Mata Atlântica.