Açaí

Espécie recomendada para recomposição de áreas degradadas na Amazônia por suas vantagens econômicas, sobretudo via sistemas agroflorestais. Ela também é indicada pela Embrapa para projetos de produção de mel.

Carnaúba

Palmeira típica do Nordeste, importante para a restauração ecológica por dar abrigo e alimento à fauna, e apoiar a conservação dos solos e dos mananciais. Dela, absolutamente tudo se aproveita: óleos vegetais, cera, palha. A carnaubeira previne a desertificação, protegendo o solo e regulando a temperatura. Seu papel na captura de carbono é inestimável para […]

Castanha-do-brasil

A castanheira, uma das espécies mais exploradas pelas comunidades extrativistas da Amazônia, é bastante recomendada para a recuperação de solos degradados. A árvore, que pode atingir 50 metros de altura, é capaz de produzir frutos por mais de 40 anos. A castanha é utilizada para fins culinários, medicinais e cosméticos. A espécie também é importante […]

Buriti

Palmeira de ocorrência em áreas permanentemente alagadas. Todas as suas partes são aproveitáveis: o palmito comestível, a polpa e o óleo usados para fins cosméticos ou na alimentação. A palha é usada para produzir esteiras, cordas e chapéus. A espécie também atrai a fauna.

Almecegueira

Espécie frutífera recomendada para a arborização urbana e a restauração da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica.

Baru

Castanha com crescente demanda no mercado nacional e internacional. Seu fruto, também conhecido como cumbaru, é rico em proteínas e óleo. Ele é utilizado tanto na alimentação humana quanto na produção de cosméticos. A espécie é recomendada para projetos de restauração ecológica do Cerrado.

Andiroba

Espécie florestal utilizada na recomposição de áreas degradadas na Amazônia.

Pimenta-de-macaco

Árvore típica do Cerrado, em áreas de solos secos. Ela rebrota com vigor após corte ou queima. Seus frutos são dispersados por aves e as flores são polinizadas por abelhas e besouros.

Virola

Árvore ou arbusto que ocorre tanto em solos secos quanto em matas ciliares. Seus frutos atraem tucanos, jacus e outras aves. É recomendada para projetos de restauração do Cerrado e da Mata Atlântica.

Aroeira-pimenteira

Seu pequeno fruto vermelho, a pimenta-rosa, é utilizado como condimento e consumido pelas aves. A espécie é polinizada por abelhas. Esta árvore de pequeno ou médio porte cresce em solos de baixa fertilidade e erodidos. Ela é, inclusive, recomendada pela Prefeitura de Salvador para plantio em encostas e orla marítima. Mas o órgão alerta que […]