A Área de Proteção Ambiental desenvolve algumas iniciativas com viés de restauração ecológica:
Programa Unidades de Recuperação de Vegetação Nativa
A unidade de conservação abriga o projeto piloto desta iniciativa do Governo do Pará, lançada no fim de 2023. O programa oferece concessões de áreas griladas e degradadas por 40 anos, visando restauração e captação de créditos de carbono.
A área desmatada na APA Triunfo do Xingu é de 10 mil hectares. A restauração florestal será feita com espécies da vegetação nativa e a empresa concessionária deverá usar mão de obra local para instalação e manutenção de viveiros de mudas.
Paisagens Sustentáveis na Amazônia
O projeto, coordenado pela Conservação Internacional e a agência ambiental paraense, o Ideflor-Bio, promoveu a implantação de 40 viveiros de mudas florestais e agrícolas, com capacidade de produzir 3 mil mudas cada. O objetivo é empregá-las na recuperação de áreas desmatadas e criar fonte de renda para 40 famílias.
O projeto promoveu capacitação dos produtores e distribuiu sementes florestais como copaíba, jatobá, sucupira, muruci e sementes de açaí e um kit contendo caixa d’água, regadores, tesoura de poda, saco para produção de mudas e ferramentas.
Saiba mais
- “Ideflor-Bio acelera a agenda de recuperação do Xingu” – Agência Pará, 11/8/2021
- “Área de proteção ambiental recebe viveiros de mudas florestais e agrícolas” – Agência Pará, 17/9/2021
- “Semas avança com projeto de restauração florestal na APA Triunfo do Xingu” – Agência Pará, 25/3/2024