Iniciativas

Rede de Sementes do Tapajós

O Ideflor-Bio, agência ambiental do Governo do Pará, está fomentando a implantação de uma rede de coletores de sementes na Bacia do Tapajós, com apoio da Conservação Internacional e do Instituto de Pesquisa da Amazônia. Em abril de 2024 ele incluía três associações de coletores formadas majoritariamente por mulheres.

Iniciativas

Petrópolis

A Prefeitura do município fluminense está implantando, em 2024, um viveiro-escola com recursos da iniciativa privada. Ele terá capacidade para armazenar até 4 mil mudas por ano, com prioridade para espécies da Mata Atlântica. Está também prevista a implantação de um banco de sementes no local.

Iniciativas

Instituto Muhda

Iniciativa criada em 2020 para desenvolver projetos socioambientais e de fomento à resiliência comunitária. Dentre as suas iniciativas com viés restaurativo estão a implantação do Parque Muhda e o projeto Raízes Ecológicas. Parque Muhda A unidade estava sendo implantada no início de 2024 numa área de 96 mil m2 no Ribeirão da Ilha, parcialmente inserida […]

Iniciativas

Que Planta

Coletivo de coletores de semente, cultivo de mudas nativas e produção via sistema agroflorestal. Ele integra a Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce.

Iniciativas

Rede de Sementes da Terra do Meio

É integrante do Redário, articulação de redes e grupos de coletores de sementes nativas para restauração ecológica.

Iniciativas

Rede de Sementes do Acre

Criada em 2023 por uma parceria entre a Fundação de Tecnologia do Acre, instituições de pesquisa e ONGs, ela busca fomentar a cadeia de sementes no Acre e proteger espécies nativas vulneráveis. A rede está inserida no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

Iniciativas

Vitória do Xingu

Parceria da prefeitura do município paraense com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a área de pesquisa da empresa Norte Energia está promovendo a restauração via plantio comercial de um mix de espécies nativas, com destaque para o camu-camu. A iniciativa está buscando formas de aprimorar a coleta de sementes, a produção de mudas […]

Iniciativas

Colégio Estadual Técnico Dr. Zeno Pereira Luz

Em outubro de 2023, o colégio de Encruzilhada do Sul/RS lançou o Projeto NasceVida em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) que vai restaurar nascentes na área da escola via coleta de sementes, produção e plantio de mudas. Inicialmente, as sementes e mudas serão doadas pelo viveiro da Afubra.

Iniciativas

Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica

Iniciativa conduzida por 146 coletoras indígenas da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia, fomentada pela Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), com o intuito de articular a comercialização de sementes nativas, suprir a demanda de viveiros do estado e a cadeia da restauração ecológica e da bioeconomia. Ela também trabalha com sementes de espécies exóticas de […]

Iniciativas

Horizonte Minerals

A empresa, que desenvolve projetos de mineração de níquel em Conceição do Araguaia e outras partes do Pará, vem desenvolvendo a coleta de sementes do Cerrado, na região do Araguaia, e criou um viveiro para produzir mudas a partir delas.