Iniciativas

Auren Energia

A empresa do setor eólico estabeleceu a meta de restaurar mil hectares de Mata Atlântica e criar corredores ecológicos e/ou unidades de conservação em mil hectares na Caatinga até 2030. Viva Caatinga Projeto que visa restaurar áreas particulares degradadas na sua área de atuação, em Pernambuco e no Piauí. Foi aberto um edital para seleção […]

Iniciativas

Viveiro Primaflora

Empresa dedicada à produção de mudas de espécies da Mata Atlântica, com foco em parcerias com comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Iniciativas

Porteirinha

A Prefeitura do município mineiro produz mudas de espécies frutíferas e nativas que podem ser doadas à população.

Iniciativas

Taquarussu

O município sul-mato-grossense mantém um viveiro para produção de mudas nativas há quase duas décadas. Ele foi construído sobre área onde havia um antigo lixão. A unidade distribui mudas para produtores rurais e a população em geral.

Iniciativas

São Lourenço do Oeste

A Prefeitura do município catarinense mantém um viveiro municipal. Embora produza sobretudo espécies exóticas, também tem uma produção de nativas.

Iniciativas

Horto Florestal de São Paulo

Criado em 1986 e administrado pelo Instituto Florestal, ele mantém um viveiro de mudas nativas com capacidade anual de produção de 40 mil mudas nativas de 115 espécies. Vale notar, porém, que esta informação está bastante desatualizada.

Iniciativas

Viveiro Florestal de Taubaté

Administrado pelo Instituto Florestal, ele mantém um viveiro de mudas nativas com capacidade anual de produção de 30 mil mudas nativas de 69 espécies. Vale notar, porém, que esta informação está bastante desatualizada.

Iniciativas

Governo do Rio Grande do Norte

O governo potiguar lançou, em 2022, o Projeto Estadual de Produção de Mudas Nativas Plantando o Futuro. Ele é administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e prevê a criação de viveiros para produção de 200 mil mudas nativas em 50 municípios, a maioria no semiárido. O projeto Plantando o […]

Iniciativas

Projeto Pede Planta

Iniciativa de fomento a viveiros de produção de mudas nativas desenvolvida desde 2008 por professores e alunos do Colégio do Sol, escola particular de Brasília. Concebida e conduzida pelo professor Erli Ferreira Gomes. Até abril de 2024 ele havia implantado ou apoiado os seguintes viveiros: Viveiro Casa de Ismael, Viveiro Colégio do Sol, Viveiro Lago […]

Iniciativas

Adamantina

A Prefeitura mantém um viveiro municipal na Escola Técnica Herval Bellusci para produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Elas podem ser doadas à população, mediante solicitação na Secretaria da Agricultura.