Iniciativas

Porteirinha

A Prefeitura do município mineiro produz mudas de espécies frutíferas e nativas que podem ser doadas à população.

Iniciativas

Taquarussu

O município sul-mato-grossense mantém um viveiro para produção de mudas nativas há quase duas décadas. Ele foi construído sobre área onde havia um antigo lixão. A unidade distribui mudas para produtores rurais e a população em geral.

Iniciativas

São Lourenço do Oeste

A Prefeitura do município catarinense mantém um viveiro municipal. Embora produza sobretudo espécies exóticas, também tem uma produção de nativas.

Iniciativas

Jandaia do Sul

A Prefeitura do município paranaense promoveu em março de 2024 um plantio de mudas nativas em substituição a eucaliptos, espécie exótica, em área de nascentes em uma propriedade rural. A iniciativa teve apoio do Instituto Água e Terra, da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Iniciativas

Itapevi

Em 2024, a Prefeitura do município paulista está revitalizando uma área pública, o Parque Wey. O processo inclui o plantio de 828 mudas nativas da Mata Atlântica em áreas de mananciais.

Iniciativas

Horto Florestal de São Paulo

Criado em 1986 e administrado pelo Instituto Florestal, ele mantém um viveiro de mudas nativas com capacidade anual de produção de 40 mil mudas nativas de 115 espécies. Vale notar, porém, que esta informação está bastante desatualizada.

Iniciativas

Viveiro Florestal de Taubaté

Administrado pelo Instituto Florestal, ele mantém um viveiro de mudas nativas com capacidade anual de produção de 30 mil mudas nativas de 69 espécies. Vale notar, porém, que esta informação está bastante desatualizada.

Iniciativas

Governo do Rio Grande do Norte

O governo potiguar lançou, em 2022, o Projeto Estadual de Produção de Mudas Nativas Plantando o Futuro. Ele é administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e prevê a criação de viveiros para produção de 200 mil mudas nativas em 50 municípios, a maioria no semiárido. O projeto Plantando o […]

Iniciativas

Socorro

Em junho de 2023 a Prefeitura do município paulista lançou o projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos, com apoio do Programa Raízes do Mogi Guaçu, da Associação Copaíba, e da CATI. A iniciativa oferece suporte técnico e recursos para agricultores locais interessados em implantar sistemas agroflorestais em suas propriedades. Em março de 2024 já havia duas áreas […]

Iniciativas

Fundo Clima

Instituído pela Polícia Nacional de Mudança do Clima em 2009, ele é administrado pelo BNDES. Até o início de 2024 ele já havia movimentado quase R$ 2,5 bilhões. Em março de 2024 foi anunciado um novo aporte, de até R$ 10,4 bilhões para projetos voltados à sustentabilidade, inclusive restauração ecológica. As taxas anuais so na […]