Espécie recomendada para a arborização urbana.
Uso econômico: forragem
Palmeira amazônica recomendada para agroflorestas, sombreamento, paisagismo e apicultura.
Espécie frutífera recomendada para a restauração do Pantanal e do Cerrado. Fornece alimento para o pacu e outros peixes, além de bovinos.
Espécie pioneira, recomendada para o paisagismo, a restauração do Cerrado e da Caatinga e sistemas agroflorestais.
Árvore de madeira nobre, com sementes utilizadas tanto na alimentação humana quanto animal. É recomendada para projetos de restauração do Cerrado e do Pantanal.
Arbusto ornamental recomendado para projetos de restauração do Cerrado e do Pantanal.
Palmeira de porte moderado, de até seis metros de altura. É recomendada para projetos de paisagismo e restauração do Cerrado.
Espécie recomendada para sombreamento de pastagens e plantação de cacau pelo sistema cabruca, ou para recomposição de áreas degradadas na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal. Ela também é recomendada pela Embrapa para projetos de produção de mel. A cupiúva atrai macacos.
Árvore típica do Cerrado, em áreas de solos secos. Ela rebrota com vigor após corte ou queima. Seus frutos são dispersados por aves e as flores são polinizadas por abelhas e besouros.
Espécie recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica e do Cerrado. Ela é excelente para atrair pássaros, sobretudo sabiás, jacus, joãos-de-barro, bem-te-vis, sanhaços e saíras.