Carnaúba

Palmeira típica do Nordeste, importante para a restauração ecológica por dar abrigo e alimento à fauna, e apoiar a conservação dos solos e dos mananciais. Dela, absolutamente tudo se aproveita: óleos vegetais, cera, palha. A carnaubeira previne a desertificação, protegendo o solo e regulando a temperatura. Seu papel na captura de carbono é inestimável para […]

Babaçu

Palmeira de grande importância econômica para comunidades dedicadas à produção de óleo, fibra e alimentos.

Embiruçu-do-cerrado

Árvore ornamental, muito atraente para aves, sobretudo o beija-flor, e morcegos. Ela rebrota com vigor após queimadas e coloniza clareiras. A espécie é recomendada para projetos de restauração do Cerrado, da Mata Atlântica e do Pantanal.

Macaúba

Palmeira tolerante ao fogo que ocorre em quase todo o território nacional. Com frequência, ocorre em encostas e morros. É recomendada para projetos de restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. Suas folhas são usadas para confeccionar redes, linhas de pesca e cestos. O palmito e os frutos são comestíveis e têm alto teor de […]

Pimenta-de-macaco

Árvore típica do Cerrado, em áreas de solos secos. Ela rebrota com vigor após corte ou queima. Seus frutos são dispersados por aves e as flores são polinizadas por abelhas e besouros.

Piriquiteira

Espécie pioneira encontrada em todo o Brasil, especialmente indicada para o rápido recobrimento de uma área. Ela produz uma grande quantidade de sementes e é excelente para atrair pássaros e abelhas. É recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica, do Cerrado e do Pantanal. A espécie tem despertado muita atenção depois que pesquisadores da […]

Jerivá

Palmeira solitária de até 20 metros de altura, muito usada na arborização urbana e recomendada para a restauração da Mata Atlântica e do Cerrado. Ela produz uma grande quantidade de frutos, que são apreciados pelas aves.

Mangue-vermelho

Espécie recomendada para a restauração de manguezais.

Mutamba

Espécie pioneira que ocorre em boa parte da América Latina. É recomendada para o rápido recobrimento de uma área e projetos de restauração ecológica na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal.

Jequitibá-branco

Espécie monumental, de até 45 metros de altura, e de grande longevidade. Ela atrai bugios e outros primatas. É recomendada para projetos de restauração da Mata Atlântica e do Cerrado.