Iniciativa com foco em reflorestamento urbano na cidade do Rio de Janeiro via mutirões de plantio, campanhas de conscientização e engajamento da comunidade escolar.

Projetos de restauração ecológica e viveiros que produzem mudas nativas conduzidos por comunidades
Iniciativa com foco em reflorestamento urbano na cidade do Rio de Janeiro via mutirões de plantio, campanhas de conscientização e engajamento da comunidade escolar.
Professores e alunos lançaram em 2024 o projeto Adote uma Nascente – Águas do Futuro, para recuperar mananciais de Nova Monte Verde/MT com o plantio de mudas nativas. “A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e […]
Grupo de caiaqueiros gaúchos que vem promovendo ações de plantio de espécies nativas. Em novembro de 2024 eles promoveram o projeto Reme essa Ideia, que percorreu 42 quilômetros do rio Taquari, devastado por enchentes, plantando 60 mudas nativas e dispersando sementes. No ano anterior o grupo já havia realizado um projeto de plantio.
Grupo fundado por mulheres dedicadas à conservação do Pantanal. Ele desenvolve o projeto Restaurando Verdes e Saberes desde 2021, que promove capacitação, fomento à restauração e implantação de viveiros de espécies nativas em comunidades indígenas. Em 2024, o projeto está apoiando a comunidade Taunay-Ipegue na criação de um viveiro na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. […]
Movimento que reúne voluntários de Lucélia/SP e que começou a restaurar as margens do rio Aguapeí com espécies florestais nativas, no Parque Natural Municipal Salto Botelho, em outubro de 2024. A área teve cerca de 20 alqueires destruídos por um incêndio naquela mesma época.
Projeto recuperação de áreas degradadas por meio de sistemas agroflorestais. Ele é coordenado pela Conservação Internacional, com apoio técnico do Instituto de Pesquisa da Amazônia. A iniciativa, que começou em meados de 2022, foi idealizada em três etapas. A primeira foi capacitar as pessoas das comunidades para aprender a importância de usar a terra e […]
Comunidade que desenvolve a restauração de uma área de 22 hectares via sistemas agroflorestais em Santa Bárbara do Pará/PA. Eles recebem apoio da Farfarm e fornecem algodão para a fabricante de tênis VEJA.
A escola de Princesa/SC mantém um viveiro que cultiva mudas de espécies nativas, com apoio da Epagri e outros parceiros.
Projeto voluntário desenvolvido desde 2005 em Matão/SP com a meta de promover restauração ecológica, arborização urbana, educação e conservação. Uma de suas iniciativas envolve o plantio de árvores a cada nascimento no município.
Coletivo de coletores de semente, cultivo de mudas nativas e produção via sistema agroflorestal. Ele integra a Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce.