Serviço Florestal Brasileiro

O órgão federal vem coordenando a assinatura de contratos de concessão de florestas nacionais em várias partes do país:

  • Em meados de 2023, já haviam sido assinados 22 contratos no Amapá, no Pará e em Rondônia, num total de 1,29 milhão de hectares;
  • Em junho de 2023 foi lançado o primeiro edital para concessões que promovam o manejo de Mata Atlântica em unidades de conservação da Região Sul: Floresta Nacional de Irati/PR, Floresta Nacional de Chapecó/SC e Floresta Nacional de Três Barras/SC.

Nas três reservas [da Mata Atlântica] serão substituídos 6 mil ha de pinheiros exóticos pelo plantio de espécies como araucária, imbuia e xaxim.

Os editais preveem a contratação de mulheres, capacitações sobre igualdade de gênero e equidade salarial e, ainda, a geração de créditos de carbono, que poderão ser comercializados em mercados de combate à crise climática.

O ECO, junho de 2023

“Há muito espaço para novas concessões e já estamos prevendo mais 3 milhões de hectares até o fim de 2024. Quando esse total estiver em produção, deverá gerar cerca de 24 mil empregos locais e uma receita de cerca de R$ 120 milhões anuais para Estados e Municípios. A concessão ajuda muito a economia local. É por isso que esse potencial é reconhecido como estratégico e onze das Flonas que serão concedidas já fazem parte do PPI.”

Garo Batmanian, diretor-geral do SFB, em divulgação do Governo Federal, junho de 2023
  • Em abril de 2024 o SFB e o BNDES anunciaram que, via acordo de cooperação técnica, promoveriam a concessão da Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, e da Gleba João Bento, em Rondônia e Amazonas.

Saiba mais

Localização:

FLONA de Irati/PR, FLONA de Chapecó, FLONA de Três Barras/SC, FLONA de Bom Futuro/RO

Espécies com que trabalham:

araucária, imbuia, xaxim