Há vários esforços de promoção de sistemas agroflorestais na unidade de conservação.
Em 2024, está sendo desenvolvido um projeto com recursos do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia e implementação da SOS Amazônia. Ele está promovendo o plantio de 102 hectares em áreas manejadas por 104 famílias.
Os projetos têm o objetivo de tornar-se uma referência na produção de alimentos através da restauração ecológica com sistemas produtivos diversificados.
Outro projeto semelhante foi desenvolvido em conjunto pela comunidade da reserva extrativista e o WWF-Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Acre, Embrapa Acre e Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre.
Duas agroflorestas foram implantadas em 2015 envolvendo 12 famílias associadas à Cooperativa Central de Comercialização Agroextrativista do Acre (Cooperacre).
O retorno do investimento é relativamente curto (em torno de dois anos) e a rentabilidade por hectare calculada para 20 anos é o dobro da soja, no caso de um deles, e equivalente, no outro.[…]
A cooperativa foi responsável pelo apoio no preparo do solo e na aquisição e distribuição das mudas enxertadas de seringueira. O WWF-Brasil, através do Projeto Paisagens de Inovações Sustentáveis no Acre – PIS, foi responsável pela realização de oficinas, intercâmbios e assistência técnica junto às famílias, em parceria com a Universidade Federal do Acre, Embrapa e SEMA, bem como na aquisição de sementes de adubos verdes. As mudas de espécies arbóreas nativas foram produzidas no viveiro do Parque Zoobotânico da UFAC e também no viveiro temporário construído na comunidade com apoio do projeto.
CicloVivo, setembro de 2020
Saiba mais
- “Agrofloresta gera dobro de lucro da soja na Amazônia” – CicloVivo, 4/9/2020
- “ICMBio visita áreas de sistemas agroflorestais na Reserva Extrativista Chico Mendes” – Portal Marcos Santos, 12/5/2024
Localização: