Entidade criada em 2021 pelo governo paulista para consolidar o trabalho de três organizações estaduais dedicadas à pesquisa: o Instituto Florestal, o Instituto Botânico e o Instituto de Geológico.
O Instituto Florestal, em particular, desenvolveu ações pioneiras de conservação e restauração, com destaque para as seguintes iniciativas:
Seção de Silvicultura
Área responsável pelo desenvolvimento de pesquisa com sementes e mudas florestais. Ela mantém intercâmbio científico com entidades nacionais e internacionais e gera conhecimentos para atender à crescente demanda dos diferentes segmentos e necessidades do setor florestal.
O seu Laboratório de Sementes beneficia e avalia a qualidade fisiológica de sementes para a produção de mudas com fins comerciais, para atender aos programas de recomposição de áreas degradadas e de matas ciliares, arborização, florestamento e reflorestamento econômico, além de promover cursos voltados para a produção, manejo e análise de sementes.
Desde os anos 80, o Instituto Florestal tem concentrado seus estudos em espécies nativas, especialmente nas áreas de fenologia da maturação, tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes, envolvendo atualmente cerca de 200 espécies de ocorrência mais comum no Estado. A partir da década de 80, com a crescente ênfase dada aos reflorestamentos ambientais, econômicos e arborização urbana e rural, a produção de mudas na Instituição passou a ser direcionada às espécies nativas. Pesquisas sobre produção de mudas tem se concentrado em embalagens e diferentes composições do substrato.
Programa Nascentes
A instituição participa da iniciativa estadual que otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.
Viveiros
O Instituto Florestal também mantem alguns viveiros (mas a informação a respeito está bastante desatualizada):
- Viveiro Florestal de Pindamonhangaba;
- Viveiro Florestal de Taubaté;
- Horto Florestal de São Paulo;
- Horto Florestal de Avaré;
- Estação Experimental de Casa Branca;
- Estação Experimental de Bento Quirino;
- Estação Experimental de Araraquara;
- Estação Experimental de Bauru;
- Estação Experimental de Jaú;
- Estação Experimental de Paraguaçu Paulista;
- Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro;
- Estação Experimental e Ecológica de Itirapina.
Saiba mais
- Laboratório de Sementes – IF
- “IF já distribuiu meia tonelada de sementes para a restauração das florestas do Estado” – Governo do Estado de São Paulo – 21/3/2018
- “Instituto Florestal pesquisa sementes da araucária, espécie ameaçada e de relevância ecológica, cultural e nutricional” – Instituto Florestal, 24/9/2019
- “Instituto de Pesquisas Ambientais orienta produtores de mudas nativas da região de Joanópolis visando a restauração de áreas degradadas” – Secretaria da Infraestrutura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 23/7/2024
Localização:
Telefone:
E-mail: