Pau-brasil

A espécie que deu o nome ao país está altamente ameaçada pela exploração excessiva desde o início da colonização do Brasil. Ela é recomendada para arborização urbana e projetos de paisagismo e restauração da Mata Atlântica.

O pau-brasil está desde 1992 na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Além disso, uma lei de 2006 proíbe a exploração de plantas nativas que fazem parte da lista de espécies ameaçadas na Mata Atlântica. As restrições tentam evitar o completo desaparecimento da árvore.

Elas não significam, no entanto, que a espécie sirva apenas como planta ornamental de praças públicas ou como símbolo melancólico de um passado de extração predatória da primeira grande riqueza nacional. Em iniciativas cada vez mais frequentes, produtores rurais têm descoberto formas de aproveitar o pau-brasil para melhorar os resultados de lavouras comerciais de outras culturas.

Globo Rural, abril de 2025

Outros nomes populares:

pau-brasil-mirim, pau-brasil-folha-de-laranja, pau-brasil-folha-de-café, pau-brasil-folha-de-arruda, pau-rosado, ibitapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, arabutam, orabutã, pau-pernambuco, brasileto, árvore-do-brasil

Nome científico:

Paubrasilia echinata

Usos:

, , ,

Espécies aparentadas:

Saiba mais

Sobre a espécie

Seu papel na restauração

Como plantar

Na mídia

Imagens

  • Mauro Halpern – São Paulo/SP
  • Maurício Mercadante – Brasília/DF
  • Themium/ Wikimedia – Taubaté/SP