Criado em 1998 por ambientalistas empenhados em preservar a Reserva Biológica do Tinguá, no Rio de Janeiro, ele vem se dedicando à pesquisa e à construção de um corredor ecológico para conectar fragmentos de Mata Atlântica fluminense, o Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina (CBTB).
Ao longo de 24 anos, a entidade promoveu o plantio de pelo menos 3,5 milhões de árvores. É uma das maiores organizações promotoras de restauração ecológica no estado do Rio, com cerca de 700 hectares de restauração implantada e outros 150 hectares encaminhados. O ITPA também mantém um banco de sementes comunitário em Rio Claro e um viveiro-escola em Piraí, ambos municípios fluminenses. As duas unidades visam capacitar trabalhadores na coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes da Mata Atlântica para a posterior comercialização e a produção de mudas.
Em 2023 a entidade começou a testar uma tecnologia que mescla semeadura manual e via drones em uma área de 19 hectares em uma propriedade rural em Vassouras/RJ, numa parceria com a empresa francesa Morfo.
Dentre as iniciativas desenvolvidas pela ITPA estão os projetos:
- Produtores de Água e Floresta, desenvolvido com uma série de outros parceiros a partir de 2009 e que envolve o pagamento por serviços ambientais;
- Cores da Serra, no Parque Natural Municipal Rocha Negra, em Miguel Pereira, e no seu entorno;
- Águas do Rio, iniciado em 2022 em parceria com a empresa Mercado Livre, e que vai atuar em vários municípios fluminenses;
- Projeto Verde é Vida: Manguezais da Baía de Guanabara, de restauração de manguezais em unidades de conservação da Área de Proteção Guapimirim e da Estação Ecológica Guanabara. Em dezembro de 2023 ele foi selecionado pelo edital Manguezais do Brasil, do programa federal Floresta Viva.
Também vale mencionar a sua participação no projeto Jogos Verdes 2016, de neutralização das emissões associadas aos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2021, a entidade recebeu o Prêmio Muriqui, outorgado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, um dos principais reconhecimentos a projetos ambientalistas no Brasil.
Saiba mais
- ITPA
- “Projeto conta com a ajuda de quem vive da terra para recuperar trechos de Mata Atlântica” – Jornal Nacional/ Rede Globo, 5/6/2021
- “Oito projetos terão recursos públicos para recuperar manguezais” – Amazonas Atual, 28/11/2023
- “Créditos de carbono estimulam restauração de solo degradado em fazenda no Rio de Janeiro” – Fernando Lopes, InfoMoney, 9/1/2024
Localização:
Telefone: