Espécie recomendada para a arborização urbana.
Uso econômico: arborização urbana
Espécie recomendada para projetos de restauração na Amazônia.
A espécie que deu o nome ao país está altamente ameaçada pela exploração excessiva desde o início da colonização do Brasil. Ela é recomendada para arborização urbana e projetos de paisagismo e restauração da Mata Atlântica.
Espécie de árvore pequena, recomendada para projetos de restauração ecológica no Cerrado e arborização urbana.
Espécie amazônica pioneira, típica de mangues e restingas, mas cultivada para arborização urbana em outras partes do país. Ela ajuda a recuperar a fertilidade do solo. Sua sombra é considerada excelente.
Espécie utilizada em paisagismo, arborização urbana e restauração, com frutos comestíveis ao natural e que atraem fauna.
Espécie frutífera recomendada para a restauração do Pantanal e do Cerrado. Fornece alimento para o pacu e outros peixes, além de bovinos.
Árvore frutífera de pequeno ou médio porte, utilizada em paisagismo e arborização urbana. Suas flores atraem abelhas e seus frutos alimentam a fauna.
Espécie ornamental recomendada para a restauração do Cerrado e da Mata Atlântica.
Espécie recomendada para arborização urbana e restauração ecológica do Cerrado. Suas flores são polinizadas por abelhas e os frutos atraem psitacídios (como periquitos).