Palmeira amazônica recomendada para agroflorestas, sombreamento, paisagismo e apicultura.
Uso econômico: agrofloresta
Espécie frutífera amazônica recomendada para restauração e sistemas agroflorestais. “Árvores adultas nativas podem produzir mais de 600 quilos de polpa por ano. Ainda não temos plantios comerciais adultos, mas os plantios jovens já vem apresentando produção entre 50 e 100 quilos de polpa anuais”, afirma Mário Silva [chefe do escritório da Emater em São Félix […]
Espécie ornamental e frutífera, recomendada para projetos de restauração na Mata Atlântica, sobretudo em solos úmidos ou encharcados.
Espécie recomendada para restauração do Cerrado, sistemas agroflorestais e arborização urbana.
Espécie pioneira, recomendada para o paisagismo, a restauração do Cerrado e da Caatinga e sistemas agroflorestais.
Espécie frutífera amazônica bastante popular, prima do cacau, recomendada para projetos de restauração ecológica e sistemas agroflorestais.
Espécie florestal utilizada na recomposição de áreas degradadas na Mata Atlântica e na Amazônia. Sua fruta, suculenta e doce, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes e atrai fauna, inclusive abelhas. Ela pode ser cultivada tanto em áreas ensolaradas quanto em locais com sombra parcial. Por isso, pode ser plantado em consórcio com café, cacau […]
Várias espécies são conhecidas por este nome, com destaque para estas: Trata-se de árvores melíferas, de grande longevidade, recomendadas para sistemas silvopastoris, para sombreamento para abrigar o gado.
Espécie florestal pioneira, recomendada para a recomposição de áreas degradadas na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica por sua capacidade de aumentar a fertilidade do solo e atrair a fauna. Ela também é recomendada para projetos de produção de mel e o sombreamento de pastagem e de cacaueiros.
Espécie pioneira que gosta de sol, recomendada para restauração de Mata Atlântica, arborização urbana ou de pastagens, e sistemas agroflorestais. Seus frutos, adocicados e com efeito purgante, atraem a fauna.