Pretaterra

A consultoria promove a inserção de árvores nos sistemas produtivos agrícolas para obter benefícios ambientais. Ela trabalha por meio da combinação de dados científicos, informações empíricas e conhecimentos tradicionais com inovações tecnológicas. Seus projetos criaram mais de 500 hectares de agroflorestas, com o plantio de pelo menos 500 mil árvores.

“Conheci a muvuca em 2002 com o Ernst Götsch, no início da minha formação acadêmica. Lembro que ele calculava as quantidades de sementes e substratos com base na média da fitofisionomia que estava sendo restaurada na sua agrofloresta de cacau, na Bahia. Ernst plantava a muvuca carregando, nas costas, um saco com abertura numa das pontas. Aquilo pra mim foi apaixonante e, na época, replicamos essa técnica em Guaraqueçaba, litoral do Paraná, em projetos de conservação e educação ambiental para crianças”, lembra Valter Ziantoni, cofundador da Pretaterra.

Porto Ferreira Hoje/ divulgação da Pretaterra, novembro de 2021

O trabalho da Pretaterra é combinar esforços desenvolvimentistas com os povos originários, os primeiros habitantes do Brasil – e auxiliar esses povos no processo de resgate da sua sabedoria e de uma agricultura ancestral e resiliente, por meio da ótica de uma agrofloresta inovadora e integrativa. “Isso nos ajuda a fortalecer laços sociais e históricos, que verdadeiramente unem um povo na sua essência. A agrofloresta atua como uma ferramenta de resiliência, de união, de perseverança e de pertencimento na cocriação de uma agricultura ambientalmente sustentável e socialmente integradora, capaz de enfrentar e solucionar os maiores desafios do Brasil e do planeta”, afirma Valter.

CicloVivo, janeiro de 2023

A consultoria também trabalha num projeto ambicioso: a construção do Corredor Paranapanema, que esperam transformar no maior corredor agroflorestal da América Latina, entre o Parque Estadual Morro do Diabo e a Serra do Mar, com uma cobertura de 50 mil hectares.

“O corredor florestal serve para não ter uma disputa entre humanos e animais silvestres. O animal tem um espaço para atravessar as áreas de fazendas sem ter que cruzar com humanos”, explica Victor Ziantonio, irmão de Valter, produtor local e também consultor da Pretaterra.

Ecoa/UOL, abril de 2023

A Pretaterra é parceira do WRI Brasil no Projeto Juruti, no Pará. Ela também está desenvolvendo o projeto Agrofloresta na Mata Atlântica, com diferentes parceiros, com a Aldeia Guarani Karugwá, no Vale do Ribeira/SP e a Aldeia Tekoa Porã, em Itaporanga/SP, dentre outros.

Saiba mais

Localização:

Sítio São Francisco, 1075 - Palmital - Timburi/SP

Telefone:

(11) 98456-4269

E-mail:

hello@pretaterra.com