Centro dedicado à regeneração de ecossistemas e à educação numa área de 200 hectares a meio caminho entre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e diversas unidades de conservação da Mata Atlântica. Este posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi fundado em 2011 pela empreendedora social Thais Corral.
A iniciativa promove regeneração natural assistida, agroflorestas e reflorestamento de nascente. O Sinal do Vale explora 10 modelos agroflorestais e três técnicas de reflorestamento inovadoras e de baixo custo, testadas em seis áreas da propriedade. Estas atividades se articulam com vários projetos de cunho educacional.
Em 2021, foi iniciada a restauração de uma área de 30 hectares, como parte do programa Florestas do Amanhã, iniciativa do governo fluminense e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O Sinal do Vale recebeu apoio técnico da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).
O Sinal do Vale presta serviços de hospitalidade, cursos e eventos, bem como de plantio e manutenção de restauração ecológica e de fornecimento de mudas e sementes nativas. A área também atrai praticantes de esportes de natureza, como o parapente, por oferecer vistas privilegiadas da região.
Saiba mais
- Sinal do Vale
- “Em Caxias, ONG Sinal do Vale promove regeneração da natureza com oficinas” – artigo de Diego Amorim no diário Extra, 12/1/2019
- Sinal do Vale na plataforma Plant-for-the-Planet
- “Sinal do Vale celebra uma década com restauração de 30 hectares” – O Dia, 22/9/2021
- “Sinal do Vale, em Caxias, vira ponto de encontro de parapentistas” – O Dia, 2/2/2022
- “Plantio sustentável de alimentos aponta possíveis soluções para as grandes cidades” – artigo de Gabriel Tussini em O Eco, 9/1/2023
Imagens:
- Sinal do Vale
Localização:
Telefone:
E-mail: