Prefeitura de São Paulo

O município de São Paulo desenvolve vários projetos associados à restauração ecológica.

PSA Mananciais

Em março de 2024 a Prefeitura lançou este projeto de pagamento por serviços ambientais para remunerar proprietários de terras em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais, especialmente na zona rural da região sul da cidade.

“Segundo dados do PMSA, com informações do ResearchGate – rede profissional para cientistas e pesquisadores, a SVMA paga o maior valor de PSA na categoria I por hectare em todo o mundo, ultrapassando US$ 2.500/hectare. […]  afirmou Rodrigo Martins, diretor de Patrimônio Ambiental. […]Foram assinados já 17 contratos de PSA, totalizando R$ 315 mil de pagamento anual durante o período de três anos. 

Prefeitura de São Paulo, março de 2024

Anteriormente, a Prefeitura já havia desenvolvido uma iniciativa de fomento à conservação e restauração de matas ciliares via PSA. Em março de 2022 ela lançou um edital para recompensar proprietários de terras nas margens de rios do município. Pelo menos 450 propriedades na Zona Sul poderiam ser beneficiadas.

Arborização com espécies nativas

O município desenvolve alguns projetos nessa linha:

  • Programa Gentileza Urbana, na Subprefeitura da Sé, que visa o plantio de jardins de chuva;
  • Implantação de nove miniflorestas, a partir de 2019;
  • Mata Atlântica nas Escolas: ação de plantio das miniflorestas em escolas municipais desenvolvida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a ONG Formigas de Embaúba. Até fevereiro de 2023, mais de 4 mil alunos plantaram quase 10 mil árvores de 128 espéccies nativas da Mata Atlântica.

A ação “Mata Atlântica nas Escolas: plantio das miniflorestas” ocorre em duas frentes: na formação continuada para professores da Rede Municipal e no plantio de miniflorestas de Mata Atlântica nas escolas por meio de um programa pedagógico que sensibiliza estudantes para os temas da regeneração de ecossistemas e das mudanças climáticas.

Prefeitura de São Paulo, fevereiro de 2023

Viveiros

O Departamento de Parques e Áreas Verdes administra três viveiros municipais – Arthur Etzel, Manequinho Lopes e Harry Blossfeld -, que produzem 1,5 milhão de mudas de espécies vegetais nativas por ano. Elas se destinam às unidades municipais da cidade de São Paulo, para plantios em praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais áreas verdes.

A população pode pedir mudas para plantio no município, em quintais ou calçadas, contatando o portal 156 ou a subprefeitura da sua região.

Viveiro Harry Blossfeld (Parque Cemucam)

Com cerca de 270 mil mudas, o Viveiro Harry Blossfeld cultiva mais de 200 espécies de árvores, sendo 22 delas ameaçadas de extinção.

Mongabay, outubro de 2023

Lista de espécies

Viveiro Arthur Etzel (Parque do Carmo)

Lista de espécies

Viveiro Manequinho Lopes (Parque do Ibirapuera)

Com capacidade de produção média mensal de 10 mil mudas de espécies nativas, sobretudo da Mata Atlântica.

Lista de espécies medicinais

As unidades interessadas no fornecimento dessas mudas poderão encaminhar solicitação, mediante abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), indicando no assunto: Comunicações Administrativas – Oficio, a ser encaminhada à Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM).

A solicitação de mudas será encaminhada para um dos três viveiros da SVMA, conforme o tipo e a quantidade solicitados, bem como a localização da unidade requisitante. Realiza-se também a doação de mudas para órgãos não governamentais, exclusivamente para fins e uso de interesse social.

O munícipe pode solicitar pelo portal 156 até cinco mudas de árvores. O público-alvo são as pessoas interessadas em realizar o plantio em propriedades privadas, comprovando o imóvel na cidade de São Paulo e mostrando foto da área disponível.

Outros

A Cidade de São Paulo também faz parte da Coalizão Cidades pela Água.

Saiba mais

Localização:

Rua Mesopotâmia, s/n - Jd. Passárgada - Cotia/SP (Viveiro Harry Blossfeld)/

Telefone:

(11) 4702-4722/ 4702-4395 (Viveiro Harry Blossfeld)/ ( 11 ) 3887-6761 (Viveiro Manequinho Lopes)

Espécies com que trabalham:

figueira, cambuci, guabiju, jacarandá-da-bahia, carvalho-da-serra, cambucá, canela-sassafrás