Petrobras

A estatal do setor do petróleo participa direta ou indiretamente de vários projetos de restauração ecológica, muitos deles associados à compensação por suas atividades ou ao licenciamento de empreendimentos.

Indiretamente, ela fomenta projetos de restauração via Programa Petrobras Socioambiental que promoveram a recuperação de 254 hectares de vegetação nativa na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado e na Caatinga entre 2015 e 2022. Dentre as entidades que apoia estão a Associação Caatinga, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Imaflora, Ecoporé e IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas).

A Petrobras também apoia o projeto Florestas do Amanhã, iniciativa do governo do Rio que visa plantar 1,1 mil hectares em 20 unidades de conservação do estado.

ProFloresta+

Em 2025 a estatal, em parceria com o BNDES, anunciou um programa de incentivo à restauração na Amazônia remunerada pela venda de créditos de carbono a preços pré-definidos.

Batizada de ProFloresta+, a iniciativa vai contar com uma licitação-piloto de até cinco projetos, totalizando o reflorestamento de cerca de 15 mil hectares. Os estimados 5 milhões de créditos gerados serão adquiridos integralmente pela Petrobras.

O banco de desenvolvimento vai financiar as atividades de restauro com crédito subsidiado, com taxas de 1% ao ano. O investimento esperado por parte das empresas desenvolvedoras dos projetos é de R$ 450 milhões.

Capital Reset, março de 2025

Saiba mais

Localização:

Rio de Janeiro/RJ