Natal

A capital do Rio Grande do Norte desenvolve várias iniciativas com foco em restauração ecológica.

Planta Natal

Projeto municipal que plantou 18 mil mudas nativas entre 2019 e março de 2024 nas ruas da capital potiguar. A meta da prefeitura é chegar a 20 mil mudas plantadas.

De acordo com Danielle Mafra [secretária-executiva do programa], para garantir o pleno funcionamento do Planta Natal, a prefeitura reestruturou o horto municipal e criou uma equipe multidisciplinar envolvendo as secretarias de Comunicação, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Educação e Urbana.

“São mais de 60 profissionais. Temos professores, técnicos agrícolas, engenheiros florestais, jardineiros, estagiários”. Prefeitura de Natal, junho de 2023

Arboriza Natal

Iniciativa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Câmara Municipal. Em junho de 2023, durante a Semana do Meio Ambiente, ela doou quase mil mudas nos principais cruzamentos da capital do Rio Grande do Norte e a instituições e prefeituras. As mudas são produzidas em viveiro da UFRN por voluntários.

A Câmara também aprovou um projeto de lei que determina o plantio, num período máximo de quatro anos, de 50 mil árvores no município.

O projeto, de autoria de Robério [Paulino, vereador do PSOL], apresenta um completo pacote legislativo ambiental que prevê, além do plantio, incentivos para hortas comunitárias e disponibilização de instrumentos financeiros para que os objetivos sejam atendidos. […]

Engajado na causa ambiental, Robério Paulino participou da I Conferência Potiguar do Clima em abril, para debater as mudanças climáticas que ocorrem atualmente. “Durante o congresso, votamos 52 medidas para combater a degradação ambiental. A principal é o plantio de 5 milhões de mudas em até seis anos. Para isso, também aprovamos a instalação de um grande viveiro em cada cidade do Rio Grande do Norte. Estamos produzindo as mudas, com um viveiro em cada unidade do IFRN e UFRN. A Federação dos Municípios de RN (Femurn) se comprometeu em montar um viveiro em cada cidade”, explicou.

Agora RN, junho de 2023

Viveiros

A Prefeitura mantém dois viveiros dedicados à produção de mudas nativas para a arborização urbana e o programa Planta Natal. Eles também doam mudas à população, via solicitação no site do projeto Planta Natal.

São eles:

  • O Horto Florestal, na Zona Norte;
  • O Viveiro Municipal, no Espaço Natal Sustentável, na Cidade Alta. Inaugurado em 2023, ele tem um acervo de cerca de 25 mil mudas

Saiba mais

Localização:

Rua Cantagalo, 2497 - Potengi (Horto), Espaço Natal Sustentável, Rua Mermoz, Cidade Alta - Natal/RN (Viveiro Municipal)

Telefone:

(84) 3232-6389 (Horto)

Espécies com que trabalha:

araticum, aroeira-vermelha, cajueiro, craibeira, goiabeira, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-roxo, jatobá, mangabeira, mororó, murici-da-praia, oiti, pau-ferro, pata-de-vaca, pitanga, sapucaia, sabão-de-soldado, tamboril, ubaia, urucum,