Mineração Rio do Norte

A produtora de bauxita tem promovido a restauração de áreas mineradas numa média de 400 hectares anuais utilizando mudas produzidas em seu próprio viveiro e sementes adquiridas de terceiros. Foram 320 hectares em 2023, com o plantio de 360 mil mudas de 88 espécies nativas da região. O plantio fica a cargo da COOPERBOA, cooperativa local que também fornece as sementes coletadas na região.

A agricultora Maria Luísa Amaral, da comunidade Boa Nova, vende entre 8 a 10 quilos de sementes de espécies, como castanha-do-pará, andiroba, açaí e bacaba, para a empresa. “Este trabalho de fornecimento de sementes para a MRN contribui para incrementar a renda da minha família”, disse Maria Luísa.

G1 Santarém e Região/Rede Globo, janeiro/2021

Para a recuperação das áreas mineradas, a empresa também desenvolve o método de “Restauração Intensiva”, que consiste em reaproveitar a primeira camada de solo, rica em sementes e matéria orgânica, separada e armazenada durante o processo de supressão vegetal. Esse material, também chamado de topsoil, é reutilizado durante a preparação do terreno para o plantio de novas mudas. 

A MRN também resgata das áreas suprimidas as epífitas, plantas que exercem importante papel na fase de restauração ecológica das áreas. Apenas no ano passado, a empresa resgatou 34.249 indivíduos, que serão posteriormente devolvidos para as matas restauradas.

Obidense, março de 2024

Viveiro

A MRN mantém um viveiro florestal de 1 hectare em Porto Trombetas com capacidade de produção de 1 milhão de mudas de 80 espécies nativas, inclusive castanha-do-pará, cumaru e cedro.

Saiba mais

Localização:

Porto Trombetas - Oriximiná/PA

Espécies com que trabalha:

castanha-do-pará, cedro, cumaru, andiroba, açaí, bacaba, itaúba, cumarú, jacarandá, angelim, ipê-amarelo, castanha-do-pará, copaíba