A Prefeitura do município paulista desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.
Horto Florestal
O viveiro municipal, reformado e ampliado em 2021, produz mais de 90 espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado para projetos de arborização urbana e doação a produtores rurais de Limeira e região para recomposição de áreas de preservação permanente. A unidade tem capacidade de produzir pelo menos 1.100 mudas por mês. Em abril de 2024 tinha disponibilidade de 35 mil mudas.
Águas Claras
Projeto desenvolvido pelo Departamento de Extensão Rural da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira com a finalidade de melhorar a quantidade e qualidade das águas via conservação e restauração da sub-bacia do Ribeirão Tabajara, principal afluente do Ribeirão Pinhal, manancial do município. Deverão ser plantadas 21 mil mudas em 13 hectares de áreas de Preservação Permanente.
Ele está sendo executado por meio de um convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA) e emprega mudas produzidas no Viveiro Municipal.
Trilha das Sementes
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura desenvolveu, em 2024, uma prática de educação ambiental que levaram estudantes de uma escola municipal a realizar uma caça ao tesouro com foco em coleta de sementes nativas.
Saiba mais
- Mapa baseado no Diagnóstico dos Produtores de Mudas Florestais Nativas no Estado de São Paulo, realizado entre 2008 e 2010, e atualizados periodicamente pelo CERAD/Instituto de Botânica de São Paulo
- “Nova estufa amplia produção de mudas nativas no Viveiro Municipal” – Prefeitura de Limeira, 20/9/2021
- “Viveiro de mudas contribui com recuperação de áreas degradadas” – Gazeta de Limeira, 8/12/2022
- “Visita monitorada ao viveiro de mudas abre Semana da Água em Limeira” – Prefeitura de Limeira, 19/3/2024
- “Trilha das Sementes é destaque na abertura do Mês do Meio Ambiente” – Prefeitura de Limeira, 4/6/2024
Localização:
Telefone: