João Pessoa

A Prefeitura da capital da Paraíba desenvolve várias ações voltadas para a restauração ecológica. Dentre elas:

Árvores da Cidade

Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que plantou mais de 17 mil mudas de espécies da Mata Atlântica em calçadas residenciais e praças públicas da cidade em 2022.

    Conforme explicou [Martinho Queiroga], a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) é parceira nesse projeto, à quem cabe a padronização das calçadas para receber o plantio das espécies. “De acordo com essa padronização, plantamos as espécies de porte médio, acima de 1,5 metro, nas calçadas. Também fazemos a doação de árvores abaixo desse tamanho para dentro dos jardins”, ressaltou o responsável pela [Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam] Divar.

    Preitura de João Pessoa, março de 2022

    Viveiro

    O Viveiro Florestal de Plantas Nativas de João Pessoa foi inaugurado em 2006 – e reinaugurado em 2021, após reforma. Ele produz mudas nativas para arborização urbana e doação à população, que também recebe orientação sobre a forma adequada de plantar uma árvore. Da reinauguração até abril de 2024, ele produziu mais de 36 mil mudas. Solicitação de até duas mudas deve ser feita diretamente no Viveiro Municipal.

    Os técnicos do viveiro coletam sementes de árvores consideradas matrizes e georeferenciadas em diversas cidades da Paraíba. Essas árvores são acompanhadas e monitoradas a partir da Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba/ UFPB, Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB, Prefeitura de João Pessoa e diversas outras instituições que trabalham com reflorestamento.

    A unidade, administrada por uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc), também desenvolve ações de educação ambiental

    Saiba mais

    Localização:

    Rua Embaixador Sergio Vieira de Melo, 420 - João Pessoa/PB (viveiro)

    Telefone:

    (83) 98645-8430/ 3214-4936/ 98610-3118 (viveiro)

    Espécies com que trabalha:

    ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-roxo, pau-brasil, sibipiruna, castanha-do-pará, castanheira-do-maranhão, pata-de-vaca, jacarandá.