Instituto Muhda

Iniciativa criada em 2020 para desenvolver projetos socioambientais e de fomento à resiliência comunitária. Dentre as suas iniciativas com viés restaurativo estão a implantação do Parque Muhda e o projeto Raízes Ecológicas.

Parque Muhda

A unidade estava sendo implantada no início de 2024 numa área de 96 mil m2 no Ribeirão da Ilha, parcialmente inserida no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Ela terá foco em turismo, educação e geração de renda.

Um equipamento social, em Florianópolis, capaz de atender integralmente as populações vulnerabilizadas, oferecendo alimentação de qualidade (soberania alimentar), suporte psicossocial (saúde), acesso a cursos de capacitação e alfabetização digital (educação), reinserção no mercado de trabalho (sustentabilidade) e salas de cinema com sessões dirigidas (estímulo à arte e à cultura), fomentando a agroecologia e a integração entre o campo e a cidade na produção dos alimentos.

Instituto Muhda, fevereiro de 2024

Raízes Ecológicas

Iniciativa lançada em outubro de 2023, em parceria com o Espaço Flor de Hibisco e a Agroindústria Familiar Barbacuá, e recursos do Fundo Casa Socioambiental. Ele visa aprimorar a produção agroflorestal já implantada e enriquecê-la com o plantio de palmeiras juçara e outras espécies cultivadas tradicionalmente na região. Ele será executado no Assentamento Agroecológico Justino Draszevski, onde atua o Espaço Flor de Hibisco. As palmeiras vão gerar sementes que serão doadas à comunidade indígena Guarani M’bya, do norte de Santa Catarina. A meta é doar 1 milhão de sementes por ano.

Sementes Regenerativas

Parceria com a Agroindústria Familiar Barbacuá e recursos do Fundo Casa Socioambiental que vai implantar um sistema agroflorestal no Parque Muhda, com destaque para a palmeira juçara. Na mesma linha do projeto Raízes Ecológicas, ele doará sementes à comunidade Guarani.