A empresa de higiene e limpeza desenvolve o projeto Plantar Vida de restauração da Mata Atlântica em parceria com o H2A Hub Agroambiental e o Imaflora. Desde 2021 ele investiu R$ 1,3 milhão na recuperação de 16 hectares de áreas de preservação permanente em propriedades rurais na Bacia do Camanducaia, em São Paulo e Minas […]
Estado: Minas Gerais
Projetos de restauração ecológica e viveiros que produzem mudas nativas no estado de Minas Gerais
Organização dedicada à formação de crianças e adolescentes via prática esportiva. Em abril de 2025 ela organizou o 1º Encontro de Coleta de Sementes Florestais nos Altos da Mantiqueira em Itanhandu/ MG, reunindo organizações e indivíduos dedicados à atividade na região.
A Secretaria de Meio Ambiente do município mineiro desenvolve o projeto Escola Verde, que promove o plantio de sementes e mudas em escolas municipais. Em ação promovida em abril de 2025, seu fornecedor foi o viveiro Florestal Casa da Árvore.
A Prefeitura do município mineiro mantém, desde 2005, um viveiro municipal que trabalha com 160 espécies, entre nativas, ornamentais e frutíferas, muitas delas disponíveis para doação. Ela também disponibiliza espécies melíferas.

O grupo, do setor de cervejarias, desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica. Bacias e Florestas Projeto desenvolvido desde 2015 para promover a conservação e restauração de florestas em áreas de estresse hídrico. Até 2024 ele havia promovido a restauração de mais de 850 hectares e a conservação de 5.800 hectares em 11 municípios […]
A Associação Jampruquense de Agricultoras e Agricultores Familiares desenvolve o Projeto de Coleta de Sementes Nativas da Mata Atlântica, realizado quase que exclusivamente por mulheres. Em 2024 a entidade movimentou cerca de R$ 2,5 milhões com a atividade, fomentada pela Fundação Renova. Os assentados que integram a organização trabalham com sementes de pelo menos 77 […]
Empresa produtora de plantas nativas e ornamentais, com atuação há mais de 20 anos. Ela trabalha com mais de 80 espécies do Cerrado e da Mata Atlântica.
Empresa dedicada à agricultura restaurativa e sistemas agroflorestais, em área anteriormente tomada por pastagens degradadas e plantações de eucaliptos.
A Prefeitura do município mineiro está desenvolvendo um projeto de restauração de Campos Rupestres com viés científico, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa. O governo local implantou uma Unidade de Pesquisa da Flora Local, centro das atividades desse estudo. A iniciativa vai produzir mudas para plantio […]
A Prefeitura mantém um viveiro municipal com apoio da Emater-MG para produção de espécies nativas e frutíferas, que podem ser doadas à população. Elas são usadas na arborização urbana e para doação à população.