Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco coordena ou apoia diversas iniciativas com viés de restauração ecológica.

Reflorilha

Programa socioambiental desenvolvido em Pão de Açúcar/AL com elementos de geração de renda e restauração ecológica. Uma de suas metas é implantar um viveiro e produzir pelo menos 5 mil árvores nativas da Caatinga para plantio na Ilha do Ferro. Ele é liderado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Alagoas), com […]

Braskem

A mineradora, responsável pelo colapso de uma grande área urbana em Maceió em 2023, anunciou que iria permitir a regeneração natural no terreno afetado ao longo das próximas décadas.

Instituto SOS Caatinga

Organização que desenvolve projetos socioambientais na Caatinga desde 2004. Dentre as suas iniciativas está um esforço de documentação da presença do macaco-prego-galego na região, iniciado em 2018. A entidade também capacitou moradores de Craíbas/AL para que pudessem identificar as espécies botânicas da região.

RPPN Mato da Onça

Única unidade de conservação às margens do Rio São Francisco. Esta reserva privada inclui algumas áreas sendo restauradas e mantém um viveiro de espécies nativas da Caatinga. Ela tem parceria com a Universidade Federal de Sergipe, via Projeto Opará.

São Miguel dos Campos

A Prefeitura administra um viveiro municipal, reinaugurado em 2021. Ele produz tanto mudas nativas quanto exóticas, para arborização urbana e doação à população. Interessados devem contatar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Nosso Mangue

Negócio de impacto socioambiental fomentado pelo programa de aceleração BNDES Garagem, que visa conservar e restaurar o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú, em Maceió/AL com uma proposta de associar o ecoturismo e a restauração ecológica. Para pessoas físicas, a startup oferece pacotes de turismo com passeio pela laguna e o plantio de mangue. Para empresas, são […]

Governo de Alagoas

O governo estadual desenvolve, desde 2015, o programa Alagoas Mais Verde de expansão da arborização urbana com espécies nativas. Ele também mantém um viveiro dedicado à produção de mudas nativas no Jardineto Botânico do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas.

Teotônio Vilela

A prefeitura do município alagoano está recuperando a área de um lixão, o que inclui o plantio, no início de 2023, de 400 mudas de espécies nativas.

Instituto Terraviva

Entidade que atua em projetos educativos de conservação e restauração na área do Monumento Natural do Rio São Francisco desde 2000. Ela promove mutirões agroecológicos com foco em espécies da Caatinga. Ums de suas iniciativas, Recuperação e etnoecologia para o recaatingamento do Monumento Natural do Rio São Francisco, foi selecionada em 2021 para receber apoio […]