Fundo de investimentos britânico, que opera duas mineradoras no Brasil, a Atlantic Nickel, em Itagibá/BA, e a Vale Verde, no Agreste alagoano. Em junho de 2024 ele contabilizava a revegetação de 290 mil hectares de Mata Atlântica e Caatinga no entorno das suas operações.
A empresa utiliza dois métodos distintos:
O primeiro, conhecido como plantio tradicional, consiste na retirada da vegetação que teve suas características naturais alteradas e sua substituição por uma das mudas nativas. Já o outro, chamado de nucleação, resulta na criação de “ilhas” de vegetação com alta capacidade ecológica, Segundo levantamento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o reflorestamento efetuado desta forma pode impulsionar a presença de outras espécies de animais e até microrganismos no bioma.
Forbes, julho de 2022
Mineração Vale Verde
A Fazenda Uruçu, de propriedade da empresa, mantém um Centro de Educação Ambiental e uma iniciativa de restauração da Caatinga em Craíbas/AL.
O Centro dispõe de um meliponário, santuário de cactos, farmácia viva e um viveiro com capacidade de produzir 84 mil mudas anuais de 40 espécies do Agreste alagoano . Desde 2019 ele atua como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga. Ele também promove coleta de sementes.
O projeto de restauração promoveu de cerca de 40 hectares até o princípio de 2025, com o plantio de mais de 100 mil mudas. Também houve doação de mudas a parceiros nos setores público e privado na região, sobretudo para a arborização urbana. Parte delas foram doadas ao programa Alagoas Mais Verde, do governo estadual.
Ao redor da propriedade também estão sendo plantados 15 quilômetros de cerca arbórea, com mais de mil mudas de sabiá, angico e cactos mandacaru e rabo-de-raposa.
Atlantic Nickel
A empresa mantém um viveiro em Itagibá/BA desde 2020. Em 2023 ele produziu em mais de 85 mil mudas de 83 espécies da Mata Atlântica e da Caatinga, destinadas a seus próprios projetos e doação à população.
Saiba mais
- Mapa baseado no Diagnóstico dos Produtores de Mudas Florestais Nativas no Estado de São Paulo, realizado entre 2008 e 2010, e atualizados periodicamente pelo CERAD/Instituto de Botânica de São Paulo
- “Atlantic Nickel inaugura viveiro de mudas da Mata Atlântica” – Conexão Mineral, 5/6/2020
- “Centro de Educação Ambiental da MVV atinge 100 mil mudas nativas plantadas” – Correio dos Municípios, 9/8/2021
- “Appian Capital vai produzir 100 mil mudas para reflorestamento ao ano” – Forbes, 21/7/2022
- “Appian Capital Brazil já ultrapassou a marca de 400 campos de futebol plantados de espécies nativas da Mata Atlântica e Caatinga” – SEGS, 4/6/2024
- “Appian Capital preserva 450 hectares da Caatinga em Alagoas” – Brasil Mineral, 21/2/2025
Localização:
Espécies com que trabalha: