O Cefa é um dos principais componentes do Projeto Floresta Ativa Tapajós, iniciativa da ONG Saúde e Alegria, com apoio do Fundo Amazônia. Ele tem por objetivo promover na região do Tapajós o manejo sustentável da floresta, fortalecendo cadeias produtivas e empreendimentos agroecológicos voltados para conservação ambiental, reposição e restauração florestal, que reduzam o desmatamento e as emissões de CO2.
O Centro Experimental Floresta Viva, inaugurado em 2016, funciona como polo de referência em tecnologias sociais, visando a conservação ambiental, a inclusão social e o aumento da renda familiar na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
A Resex Tapajós-Arapiuns é a reserva extrativista mais populosa do Brasil, com cerca de 22 mil habitantes distribuídos em 70 comunidades. Ali, o Cefa promove coleta de sementes, produção de mudas e restauração florestal.
Além de contribuir com a manutenção da floresta em pé, os agricultores familiares são incentivados a agregarem valor à sua produção, com a diversificação de espécies com valor de mercado, e a experimentação da venda de créditos de reposição florestal. Como exemplo, o projeto está identificando comunidades que tem potencial de manejo de abelhas nativas.
Em 2021, 7 comunidades da Resex receberam 18 mil mudas de andiroba e açaí para reflorestamento de áreas degradadas nas proximidades das comunidades, nos quintais e junto aos roçados familiares e oferecer aos produtores os instrumentos necessários para implantação de sistemas agroflorestais, permaculturais.
Em Pixuna do Tapará, a produtora Maria do Rosário Mafra contou que produz por ano cerca de 30 a 40 litros e que eles planejam aumentar a produção a partir das técnicas de capacitação. “É uma fonte de renda pra nós. Falta organizar melhor e no futuro a gente tem o pensamento de ter mais colmeias pra ter mais produção de mel. A nossa vontade é expandir o nosso negócio”, disse.
portal Abelhas Jataí, agosto/2020
“Vamos aproveitar para visitar alguns roçados, saber como é que está o andamento dos plantios. Essas visitas são importantes porque a gente vai garantir a distribuição durante duas semanas na região”, explicou o coordenador do Centro Experimental Floresta Ativa, Steve Mcqueen.
G1/Globo, janeiro de 2019
A partir do CEFA, o projeto estruturou uma rede de viveiros comunitários para a produção de mudas de espécies frutíferas e florestais que são distribuídas junto às famílias interessadas em práticas de agricultura sustentável
O Cefa foi criado a partir da soma de esforços iniciadas em 2013 entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Organização das Associações e Moradores da Resex Tapajós-Arapiuns (Tapajoara), bem como moradores e associações locais.
O Projeto Saúde e Alegria mantém outras duas unidades socioprodutivas: o Polo Ecoprodutivo Jaguari e o Ecocentro de Economia da Floresta.
Saiba mais
- Centro Experimental Floresta Ativa
- Floresta Ativa Tapajós – portal do Fundo Amazônia
- “Comunidades do Arapiuns receberão 12 mil mudas de plantas para reflorestamento na região” – G1 Santarém e Região/Globo, 31/1/2019
- “18 mil mudas de plantas nativas são distribuídas para reflorestamento em comunidades da Resex” – G1 Santarém e Região/Rede Globo, 16/2/2020
- “Produção da andiroba é alternativa sustentável para comunidades da FLONA do Tapajós, no PA” – Saúde e Alegria, 21/7/2022
Localização: