Polo Ecoprodutivo Jaguari

Iniciativa do Projeto Saúde Alegria que visa fomentar cadeias produtivas não madeireiras na Floresta Nacional Tapajós. Ele funciona como um polo de referência onde tecnologias sociais são criadas e testadas, para depois serem implantadas nas comunidades. Tais experimentos são diversificados e interdisciplinares, mas têm em comum o viés de conservação ambiental, inclusão social e elevação de renda das famílias.

Um dos seus componentes é o extrativismo de andiroba, que é praticado nas comunidades de São Domingos, Pedreira e Nazaré, em Belterra, há mais de 20 anos. A andiroba é comercializada pela Coomflona à empresa de cosméticos Natura. Os extrativistas recebem assistência técnica do Programa Floresta Ativa do PSA que recebe apoio da Natura, Fundo Amazônia/BNDES e Good Energies Foundation e contam com a parceria da Federação da Flona, Coomflona, Conselho Indigena Munduruku de Belterra e ICMbio que juntos, buscam fortalecer a atividade para promoção da conservação da floresta ao mesmo tempo gerando renda aos comunitários.

Para o Presidente da Federação Flona, que representa mais de 1150 famílias e é detentora do Contrato de Concessão Real de Uso (CDRU), João Pedro, o uso sustentável da floresta é fundamental para garantir a subsistência das populações tradicionais. “Um grande desafio nosso é provar que a floresta é capaz de ajudar na economia do município, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando renda da própria floresta. Há uns anos atrás nós começamos a discutir o não madeireiro com outras instituições como a Coomflona, o Saúde e Alegria. Três comunidades tiveram maior interesse e criamos grupos para trabalhar com os óleos vegetais, da andiroba”.

Em 2019 surgiu a oportunidade da comercialização de sementes dos moradores para a empresa de cosméticos Natura. Em uma única venda foram comercializadas quase oito toneladas (7.840,30) gerando cerca de trinta e um mil reais para os manejadores.

Projeto Saúde e Alegria, maio de 2021

O Polo é uma das unidades socioprodutivas do Projeto Saúde e Alegria, como o Ecocentro de Economia da Floresta e o Centro Experimental Floresta Ativa.

Saiba mais

Localização:

Floresta Nacional Tapajós/PA