Fundada em 2010, a empresa presta serviços de restauração de florestas, mas trabalha sobretudo em áreas de Cerrado. Ela promove inventário de nativas, elaboração de projetos florestais, plantio via muvuca de sementes e monitoramento de áreas de restauração.
A empresa também forma coletores de sementes de populações tradicionais, inclusive indígenas e quilombolas, e de assentamentos.
Em 2021 ela iniciou uma parceria com a consultoria Pretaterra de criação de agroflorestas em Timburi/SP via muvuca de sementes. Nas áreas de produção agrícola, ela será uma estratégia de enriquecimento das entrelinhas, complementando o plantio com as mudas e auxiliando na condução da regeneração natural. O processo será mecanizado desde o preparo do solo, controle de capins exóticos, até o plantio propriamente dito. As espécies semeadas são nativas regionais como pau d’alho, jatobá, capixingui, timburi, pau-pólvora, mutamba e jacarandás, totalizando cerca de 90 espécies.
Vale notar que existe uma empresa com nome similar, com escritório em Montes Claros/MG: Baobá Reflorestamento e Recuperação de Áreas.
Saiba mais
- Baobá Florestal
- “Desenvolvimento Sustentável: Muvuca de sementes na agrofloresta – como restaurar e atingir as metas” – Porto Ferreira Hoje/ Divulgação da Baobá Florestal, 21/11/2021
Localização:
Telefone:
E-mail: