Babaçu

Palmeira de grande importância econômica para comunidades dedicadas à produção de óleo, fibra e alimentos.

Camu-camu

Espécie amazônica arbustiva cujo fruto tem alto teor de vitamina C. Seu fruto atrai a fauna e é usado como isca de pesca. É recomendada para a proteção do solo, para a restauração ecológica e sistemas agroflorestais. Também é recomendada pela Embrapa para projetos de produção de mel.

Guamirim

Espécie recomendada para paisagismo e restauração ecológica do Cerrado, do Pantanal e da Amazônia.

Pau-de-formiga

Arbusto ornamental recomendado para a restauração ecológica no Cerrado e na Amazônia. Ele atrai aves, morcegos e abelhas.

Guapeva

Espécie florestal pioneira e presente em vários biomas, mas incluida na Lista Vermelha da Flora do Brasil como sendo vulnerável. Ela é recomendada para projetos de restauração por crescer rapidamente. Além disso, suas frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes.

Ingá-feijão

Espécie recomendada para projetos de restauração ecológica da Mata Atlântica e do Cerrado. Seus frutos são muito apreciados por pássaros, sobretudo periquitos e papagaios.

Cumaru

Espécie pioneira, utilizada na recuperação de áreas degradadas e para melhorar a fertilidade do sol. Seus frutos atraem a fauna e sua amêndoa é comestível. O óleo extraído tem uso alimentício, medicinal no tratamento de reumatismo, e pode ser utilizado como aromatizante. É recomendada para projetos de restauração na Amazônia.

Castanha-do-brasil

A castanheira, uma das espécies mais exploradas pelas comunidades extrativistas da Amazônia, é bastante recomendada para a recuperação de solos degradados. A árvore, que pode atingir 50 metros de altura, é capaz de produzir frutos por mais de 40 anos. A castanha é utilizada para fins culinários, medicinais e cosméticos. A espécie também é importante […]

Murici-da-mata

Espécie recomendada para a recomposição de áreas degradadas na Amazônia e arborização de locais abertos, como praças, avenidas ou pastagens. Ela é atraente para a fauna, inclusive abelhas. Seus frutos podem ser consumidos in natura.

Mamuí

Espécie pioneira, recomendada para a recomposição de áreas degradadas na Amazônia. Seus frutos atraem a fauna e são utilizados ao natural ou na fabricação de doces.