Projetos em desenvolvimento na região tiveram apoio da Iniciativa Verde.
E é justamente demanda que tem faltado para o viveiro comunitário Bela Vista, em Barra Turvo, cidade do Vale do Ribeira. Afonso Quintino é aposentado, morador da região e trabalha no viveiro há 8 anos. Ele relata sua rotina: o trabalho consiste em entrar na mata, coletar as sementes, preparar os saquinhos ou tubetes com terra e substrato, plantar, e cuidar por pelo menos dois meses, podando raízes, regulando a incidência solar e protegendo a muda de ervas daninhas, animais, vento, geada e outros elementos danificadores, e, finalmente, vender.
Apesar do volume de trabalho, seu Afonso conta que hoje não dá para se sustentar apenas com o viveiro. “Antes nós vendíamos tudo para projetos de meio ambiente. Agora, a gente vende para quem chega”, conta o viveirista, considerando sorte quando conseguem vender, em conjunto, um grande volume de mudas. A média de preço de venda varia em torno de R$ 1,00 por mudas de 15 centímetros.
Iniciativa Verde, outubro de 2018
Saiba mais
- Mapa baseado no Diagnóstico dos Produtores de Mudas Florestais Nativas no Estado de São Paulo, realizado entre 2008 e 2010, e atualizados periodicamente pelo CERAD/Instituto de Botânica de São Paulo
- “Os berçários do restauro florestal” – artigo de Gabriela Nunes e Marina Vieira Souza, Iniciativa Verde, 4/10/2018
Localização:
Telefone: