A capital capixaba desenvolve algumas iniciativas de restauração ecológica:
- Projeto Restinga, que vem atuando desde 2017 na Praia de Camburi, a Ilha do Frade e a Curva da Jurema, dentre outros;
- O município participa do programa Cidades pela Água.
VixFlora
Programa lançado em 2021 e que visava, originalmente, recuperar 225 hectares em unidades de conservação, parques urbanos, a orla marítima e regiões pouco arborizadas. A meta seria plantar 370 mil árvores nativas de diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (como restingas, manguezais, apicuns e matas de encostas), uma para cada habitante do município. Entretanto, em novembro de 2023 a prefeitura informava uma meta distinta: que havia previsão de intervenções em 41 áreas do município, num total de 90 hectares, com o plantio de 200 mil mudas.
O programa vai oferecer incentivos a empresas, organizações e indivíduos, como a conversão de multas em serviços ambientais. Ele também prevê a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente; o aprimoramento da Lei Municipal de Isenção de IPTU; e a captação de recursos nacionais e internacionais.
“É uma ação estratégica para ampliar a segurança hídrica em nossa cidade, que depende exclusivamente da água oriunda de municípios vizinhos, apesar de possuir várias nascentes em avançado estágio de degradação. O programa busca o incremento da cobertura arbórea e resultará em maior infiltração da chuva e ampliação de volume dos aquíferos”, diz [o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger].
Prefeitura de Vitória, setembro de 2021
Em 2025 o VixFlora incorporou o programa Chuva de Sementes, de dispersão de sementes da Mata Atlântica via drone. A primeira ação foi no Parque da Fonte Grande. Até o começo de março cerca de 20 mil sementes de 50 espécies nativas foram espalhadas na unidade de conservação.
Viveiros
A Prefeitura mantém dois viveiros municipais para produção de mudas nativas:
- Viveiro Municipal de Restinga
Também conhecido como Viveiro Reverendo Jaime Wright, ele tem uma produção mensal de 7 mil mudas, em uma área de 6.500 metros quadrados. Produção de mudas de restinga para reflorestamento, arborização e paisagismo.
- Horto Florestal Artur Dias Martins Filho
O viveiro produz 420 mil mudas em uma área de 248.650 metros quadrados. As mudas cultivadas no local são destinadas exclusivamente à manutenção das áreas verdes de Vitória.
Saiba mais
- Cadastro de Viveiristas dos Estados do RJ, ES e BA
- Riqueza de Espécies Arbóreas Nativas Produzidas em Viveiros do Espírito Santo – estudo de Olgmara Caliman publicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 2010
- “Viveiro municipal produz 420 mil mudas por ano” – Prefeitura de Vitória, 11/4/2019
- “Vitória lança programa de recuperação florestal e plantio de 370 mil árvores” – Edlamara Conti, Prefeitura de Vitória, 21/9/2021
- “Vix Flora: Vitória lança programa de recuperação florestal” – Correio Capixaba, 22/9/2021
- “Programa prevê recuperação florestal de regiões pouco arborizadas em Vitória” – reportagem de Gabriela Jucá na Bandnews FM/ES 360, 3/11/2021
- “PMV e Zurich Airport assinam Protocolo de Intenções para recuperação de restinga” – Governo de Vitória, 27/5/2022
- “Recuperação da restinga, florestas e nascentes geram biodiversidade em Vitória” – Prefeitura de Vitória, 6/11/2023
- “Mais de 200 mil mudas de espécies da Mata Atlântica serão plantadas em Vitória” – Prefeitura de Vitória, 19/12/2023
- “Chuva de Sementes: Vitória aposta na inovação para recuperar áreas verdes” – Prefeitura de Vitória, 25/2/2025
- “’Chuva de sementes’ para recuperar o meio ambiente” – Daniela Esperandio, Tribuna Online, 26/2/2025
Localização:
Telefone:
Espécies com que trabalham: