A universidade desenvolve várias iniciativas voltadas para a restauração ecológica, na sua maioria dedicada ao Pampa. Dentre elas:
- Restaura Pampa;
- Conexus Bioma Pampa, desenvolvido pelos núcleos de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf) e de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (Neprade);
- Restauração de remanescentes de floresta no Maciço Segredo.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas
O Neprade, criado em 2011, é vinculado ao Departamento de Ciências Florestais. Ele tem foco nos diferentes ecossistemas do Rio Grande do Sul e reúne profissionais e acadêmicos ligados à pesquisa em restauração ecológica de ecossistemas naturais, bioindicadores de qualidade ambiental, efeitos da fragmentação florestal, invasão biológica, usos múltiplos de espécies nativas e sistemas agroflorestais.
Os pesquisadores do Neprade, liderado pela professora Ana Paula Rovedder, dão apoio a vários grupos, inclusive agricultores familiares, o movimento de Reforma Agrária e empresas de pequeno porte.
Viveiro
Projeto de ensino e extensão do Setor de Espécies Nativas e de Práticas Ambientais (Senpa) do Laboratório de Silvicultura. Ele produz mudas de espécies nativas, sobretudo frutíferas, doadas a produtores locais e iniciativas de restauração ambiental. Uma das beneficiadas foi a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Agudos, que recebeu 2 mil mudas para recuperar uma área de 105 hectares destruída num incêndio em 2020.
Para reduzir o tempo que leva até a produção de frutos, os pesquisadores têm produzido mudas a partir de árvores adultas, em vez de sementes.
Saiba mais
- NEPRADE
- Viveiro LABSILVI/UFSM
- “Pesquisa ajuda a recuperar regiões degradadas” – artigo de Vanessa Ferraz no Jornal do Comércio, 9/9/2021
- “Estudos fazem levantamento de espécies da flora nativa e destacam potencial em unidades de conservação para restauração ecológica do Pampa” – Funbio, 30/11/2022
Localização:
Telefone:
Espécies com que trabalha: