O projeto Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica, executado pela consultoria Agroicone e financiado pelo fundo britânico UK PACT (Partnering for Accelerated Climate Transitions), implantou 22 unidades demonstrativas de agroflorestas em regiões da Mata Atlântica entre 2021 e 2022. Pelo menos 580 famílias de agricultores foram capacitadas no primeiro ano. Trata-se de uma iniciativa que envolve uma série de parceiros incluindo a Iniciativa Verde e o Movimento de Defesa de Porto Seguro, quer ajudaram a organizar mutirões agroflorestais e de restauração ecológica. O SiAMA também tem um componente de promoção de viabilidade econômica dos produtos da agrofloresta e criou uma plataforma digital que reúne publicações técnicas, vídeos, curso e mapeamento de iniciativas.
“A ideia é que as pessoas que participaram das implantações possam se beneficiar das agroflorestas por meio do manejo e da extração de seus produtos através do que chamamos de restauração florestal produtiva. Ou seja, a comercialização destes produtos, tanto in natura como de forma beneficiada, pode trazer geração de renda para estas comunidades, ao mesmo tempo em que promove a conservação do bioma”, explica Ana Loreta Paiva, Gestora de Projeto do SiAMA.
Envolverde, maio de 2022
As áreas podem ser visitadas para difusão de conhecimento e extensão técnica. A experiência também está sendo divulgada por uma série de tutoriais em vídeo:
Saiba mais
- SiAMA
- Guia de Agroflorestas na Mata Atlântica
- Mapa de Iniciativas em Agrofloresta na Mata Atlântica
- “Projeto instala Unidades Demonstrativas de agloflorestas na Mata Atlântica” – artigo de Nayara Costa na Envolverde, 26/5/2022
- “Plataforma digital reúne informações sobre agroflorestas na Mata Atlântica” – artigo de Ray Santos no Jornal Dia Dia, 10/9/2022
Localização: