A prefeitura desenvolve o programa Revitalização de Nascentes desde 2006. Ele visa recuperar 33 nascentes localizadas em áreas públicas urbanas em parceria com a comunidade local, outras secretarias, instituições e empresas. Ele tem um componente de educação ambiental, com o engajamento de escolas próximas das nascentes e promoção de mutirões de plantio.
A prefeitura também promove o programa Pomares Nativos Educativos, que promove plantios em mutirão.
Finalmente, vale mencionar que a Prefeitura está combatendo a leucena, uma espécie invasiva, que está sendo retirada de áreas verdes do município.
São José Mais Água
O município desenvolve uma segunda iniciativa voltada para a proteção dos mananciais: o programa São José Mais Água, no âmbito do Programa Produtor de Água, de pagamentos por serviços ambientais, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa melhorar a qualidade dos recursos hídricos via incentivo financeiro a produtores que adotassem técnicas de manejo de solo e mitigassem a erosão. Ele está sendo implementado na bacia do rio do Peixe, importante fornecedora de água para a represa Jaguari, um dos principais reservatórios de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que passou a contribuir para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo, com a interligação da represa do Jaguari ao Sistema Cantareira.
Um projeto piloto de pagamentos por serviços ambientais foi estabelecido na microbacia do ribeirão das Couves, no Distrito de São Francisco Xavier, para estimular a conservação de áreas naturais e sua biodiversidade, além da restauração florestal de faixas de APPs de córregos, ao redor de nascentes e áreas com altos declives, susceptíveis à erosão, garantindo a qualidade de água em mananciais dessa microbacia de abastecimento público.
A governança do projeto se dá por meio de uma unidade gestora composta por diversas instituições (Fundação Florestal, Cati, Sabesp, ICMBio, AGEVAP, ANA, Corredor Ecológico do Vale, TNC, WWF, Fundação Grupo Boticário, Instituto Oikos, UNESP e ITA).
Saiba mais
- Programa Renovação de Nascentes
- ANA
- Sobre o projeto
- “Funcionários da Urbam se capacitam em recuperação florestal” – Portal R3, 4/10/2021
- “Como as cidades da América Latina estão se adaptando aos riscos climáticos?” – artigo de Andreia Banhe no portal Um só planeta, 13/10/2021
- “Comunidade se une para plantar mudas no entorno do córrego Alambari” – artigo de Beatriz Rosa para a Prefeitura de São José dos Campos, 15/1/2022
- “Aquarius Life: para descontaminação biológica, trilha que liga rotatória do Objetivo ao Vidoca é fechada!” – Life Informa, 14/10/2022
- “Moradores participam de plantio de árvores na região leste” – Prefeitura de São José dos Campos, 10/2/2023
Localização: