São José do Rio Preto

A Prefeitura do município paulista desenvolve algumas iniciativas voltadas para a restauração ecológica.

Arborização urbana

Em 2024, a Prefeitura recebeu o Prêmio Governador Franco Montoro por suas ações de reflorestamento urbano promovidas desde 2017 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Smaurb) e o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae). No período, foram plantadas mais de 392 mil mudas em áreas diversas da cidade.

Floresta Estadual do Noroeste Paulista

A Prefeitura está promovendo a restauração de uma área destruída por incêndios em 2020. Até outubro de 2022 haviam sido plantadas cerca de 106 mil mudas de pelo menos 60 espécies da Mata Atlântica em 51 hectares.

O plantio teve início com a doação das mudas por parte da empresa Tereos Açúcar e Energia Brasil. Em seguida, a extensa área foi dividida por lotes para, gradativamente, receber o controle de plantas invasivas; preparo do solo com aração e gradagem; abertura de sulcos; colocação de adubo, calcário e gel para nutrição das mudas para, enfim, realizar o plantio das mudas – o que foi concluído em fevereiro de 2023.

Em novembro de 2022 ela anunciou outra frente de restauração, para recuperar a nascente do córrego Piedadinha, afluente do Rio Preto.

Viveiro

A Prefeitura também mantém o Viveiro Municipal Limírio Urias Gomes, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. Ele produz mudas para doação, plantio em áreas públicas e educação ambiental. Com capacidade de 160 mil mudas, ele promove a doação de cerca de 1.500 unidades mensais.

O Projeto Viveiro Itinerante, desenvolvido desde 2015, promove a distribuição de mudas em várias partes da cidade.

Saiba mais

Localização:

Av. Sabino Cardoso Filho, 2850 - Jardim Soraia - São José do Rio Preto/SP (viveiro)

Telefone:

(17) 3225-9769

Espécies com que trabalham:

abobreiro, algodoeiro, amendoim-bravo, angelim, angico, aroeira-pimenteira, aroeira-verdadeira, cabreúva, cafezinho, caroba, cedro, congonha-do-campo, dedaleiro, embaúba, falso-pau- jacaré, farinha-seca, figueira-branca, goiaba, ingá, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-felpudo, ipê-roxo, jatobá, jequitibá, jerivá, jurema-preta, mamica-de-porca, maria-pobre, olho-de-cabra, paineira, passarinhão, unha-de-vaca, pau-d’alho, peroba-poca, pitanga, sabão-de-soldado, saguaraji, sombreiro, tamboril, urucum