Salvador

A Prefeitura de Salvador está engajada em vários projetos com viés de restauração ecológica. Ela faz parte, por exemplo, da Coalizão Cidades pela Água.

O seu programa Salvador Capital da Mata Atlântica, lançado em 2013 pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) inclui diversos projetos, sendo que os dois primeiros ganharam Prêmio Guangzhou 2018 de Inovação Urbana, na China:

  • Salvador Capital da Mata Atlântica – Programa da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Iniciado em 2013, inclui diversas iniciativas, sendo que as duas primeiras ganharam Prêmio Guangzhou 2018 de Inovação Urbana, na China:
    • Programa de Recuperação Ambiental do Parque Canabrava: O local foi um depósito de resíduos a céu aberto por 30 anos e começou a ser recuperado em 2015. Ali foram plantadas mais de 20 mil árvores da Mata Atlântica;
    • Caravana Mata Atlântica: mutirões de plantio em 35 locais em conjunto com escolas, comunidades e associações durante o período das chuvas;
    • Operação Plantio Chuva: arborização de mais de 60 espaços públicos de Salvador com 2,3 mil mudas, a partir de 2018. Em 2021, por exemplo, foi promovido o plantio de cerca de 3 mil mudas no Dique do Cabrito, no subúrbio.
    • Disque Mata Atlântica: primeiro serviço de entrega de mudas nativas gratuitas em domicílio (desmobilizado, pelo menos temporariamente, durante a pandemia). Nos seus primeiros dois anos ele distribuiu 5 mil unidades. Elas podem ser solicitadas por indivíduos pelo telefone, com a opção de recebê-las em casa ou retirá-las em pontos específicos da cidade. Também foram plantadas 51 mil árvores em 70 quilômetros de vias públicas e criados dois pomares, 8 hortas urbanas e 5 hortas escolares.

“Neste ano, plantamos 3,3 mil árvores e o objetivo é avançar com parques lineares e a requalificação do Jardim Botânico e áreas do subúrbio”, informa João Resch, diretor do sistema de áreas de valor ambiental e cultural de Salvador. Como exemplo destaca-se a conexão entre o Parque de Xangô e o Pitanga I, abrangendo espaços naturais associados a religiões afro-brasileiras.

Página 22, setembro de 2021

Esses projetos são abastecidos pelo viveiro municipal, administrado pela Secretaria Municipal de Manutenção, com capacidade de produzir pelo menos 7 mil mudas.

  • Praia do FlamengoA Prefeitura também apoia um projeto comunitário de recuperação da restinga e do entorno de lagoa. Ela anunciou em abril de 2023 um investimento de R$ 27 milhões em projetos associados, inclusive a criação de um viveiro dedicado a espécies de restinga. Em dezembro de 2023 foi inaugurado ali o primeiro viveiro de restinga da cidade, com capacidade de produzir 36 mil mudas por ano.

Saiba mais

Localização:

Salvador/BA

Telefone:

(71) 3611-3802 (Disque Mata Atlântica)