A maior reserva privada do estado do Rio, criada em 2012, é também a maior RPPN dedicada à restinga no País, além de abrigar áreas lacustres e alagáveis. Ela protege cerca de 4 mil hectares.
A iniciativa, da empresa que administra o Porto do Açu, mantém um viveiro que produz cerca de 90 espécies de restinga, a maioria da família Myrtaceae. Mais de 1,5 milhão de mudas foram produzidas, a maioria plantada na própria na reserva.
“Quando começamos a desenvolver os estudos para recomposição vegetal da região descobrimos que não havia mudas de restinga disponível para compra e decidimos criar o nosso próprio viveiro. Também não havia muito estudo sobre restauração destes ambientes. A mão de obra local, que representa 100% da nossa força de trabalho, foi fundamental para a construção de conhecimento sobre as espécies de restinga. São 7 anos de muito estudo e dedicação”, contou [o engenheiro florestal Daniel Nascimento, coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu].
Divulgação do Porto do Açu, setembro de 2018
Ela desenvolve iniciativas de educação ambiental e parceria com universidades da região. Também presta serviços ambientais a outras empresas instaladas no Porto do Açu. Os gestores da reserva estão, por exemplo promovendo a restauração florestal em uma área de 8 hectares do Grupo Aeropart, responsável pela construção do Aeródromo Norte Fluminense, com previsão de encerramento em 2022.
Saiba mais
- “Reserva Caruara é a maior RPPN do estado do Rio de Janeiro” – Rota Verde
- “Trabalho de restauração desenvolvido na RPPN Caruara é apresentado na Jornada Fluminense de Botânica” – Porto do Açu, 17/9/2018
- “Reserva Caruara no Açu é incluída em guia botânico internacional” – Jornal Terceira Via on line, 4/6/2020
Imagens:
- Perereca fotografada na Reserva Caruara por Ubiratã Souza
Localização:
Telefone: